Receita para o sucesso

Investindo em novos serviços, a padaria Dona Laura é destaque em Petrópolis

 Produtos com tradição se destacam na Dona Laura  (Divulgação)


Vitor Gonçalves
Crise é uma das palavras que não são encontradas no cardápio da padaria e também restaurante, Dona Laura, em Petrópolis. Iniciando como um simples estabelecimento, sua fama ganhou tamanha proporção ao longo dos anos, que hoje chega a ser considerada a melhor padaria da cidade. Não bastasse isso, novos investimentos tem feito do lugar um atrativo para a população. Oferecendo conforto e um ambiente familiar, ainda é reconhecida pela limpeza, algo prezado pelo trio de irmãs que comandam a empresa.
Tendo sua história iniciada na década de 80, quando ainda se chamava Padaria Miguel’s, a atual Padaria Dona Laura passou por algumas transformações. Chefiada inicialmente pelo empresário Jorge Amaral, o negócio funcionou durante quatro anos. Durante um período sem oferecer os serviços, foi reaberta em 2009, quando duas de suas filhas assumiram as posições. Questionado por muitos até hoje, o nome da empresa vem dessa primeira época.
- Os frequentadores possuem essa curiosidade imensa em saber quem é a dona Laura. Muitos até ligam e pedem para falar com ela. Isso tudo começou em 1984, quando o meu pai assumiu a padaria junto com uma sócia, que era a madrinha dele, a Laura. Após um período, a loja foi vendida e anos depois surgiu a oportunidade de ter o local novamente. Nesse momento, tivemos que pensar em um novo nome. Quase passando a se chamar Padaria Montecaseros, o meu pai sugeriu que colocasse Dona Laura, como forma de homenagem – disse Fernanda Amaral, uma das atuais sócias.
Aos 93 anos, a “famosa” dona Laura reside em Portugal. Irmã da avó de Fernanda, a idosa é a única viva dentre os sete irmãos.
- Esse ambiente familiar acaba refletindo no dia a dia em meio ao serviço. As pessoas sentem um certo aconchego. Tentamos até colocar uma foto dela na parede, mas a resolução não ficou boa, e por isso criamos a caricatura de uma senhorinha. A verdade é que todos gostam daqui.
Mesmo não estando localizada tão no Centro de Petrópolis, desde a sua reinauguração, a panificação tem se destacado entre os estabelecimentos da região. Participando anualmente de uma premiação voltada para o comércio da cidade, onde são eleitos os melhores do ano em seus distintos serviços prestados, a Panificação Dona Laura já recebeu três troféus na categoria de melhor padaria.
- As pessoas elogiam a variedade que oferecemos, em relação a lanches em geral, salgados, doces e aos nossos diferentes tipos de pães.
Com uma área ampla e capacidade para aproximadamente 40 pessoas sentadas, a padaria passou por reformas e construções. O novo espaço, que já possui dois anos, conta com um quadro extenso de 30 funcionários. Divididos em dois turnos, o estabelecimento atende todos os dias, incluindo feriados, de 6h30 às 21h30, na Rua Montecaseros - 116, no Centro.

Novo empreendimento já é sucesso entre os clientes

Mesmo em uma época onde os empresários pouco investem em seus negócios, as irmãs Fernanda, Cristiane e Silvana fizeram do surgimento de uma oportunidade, um grande empreendimento. Após conseguir um espaço ao lado da padaria, o trio ampliou a loja, montou uma grande lanchonete, surgindo a partir daí, a vontade de ter um restaurante. Seguras pelo fato de uma das sócias ter um curso de cozinha, o projeto foi desenvolvido e hoje é considerado um grande acerto.- Você deve sempre estar investindo no seu negócio, ouvir o cliente e saber a sua necessidade. Mesmo entendendo que no início não seria fácil, a gente escolheu fazer de tudo para dar certo. Com o tempo, acabamos nos acostumando com loja pequena, e, agora com um estabelecimento muito grande, tivemos que ampliar o número de funcionários, para continuar oferecendo o melhor atendimento aos nossos clientes.
Com a famosa comida caseira, o restaurante tem recebido constantes elogios, pois segue um padrão.
- O nosso prato é bem popular, porque não adianta fazer nada rebuscado, o cliente não gosta muito. Nós temos um chef, que está sempre com ideias que todos aprovam. Basicamente trabalhamos com proteínas. O bom de tudo é perceber que em diferentes dias, o sabor e o tempero não mudam. Gostamos de seguir um padrão – disse Fernanda.
Mesmo experiente, a família afirma que todo novo negócio é cercado por riscos, sendo importante um respaldo para os primeiros meses.
- A pessoa não deve ter medo de arriscar, mas também não adianta entrar sem saber fazer nada. É um risco muito grande, precisa ter conhecimento e alguma renda, ainda que seja um empréstimo, para segurar as pontas na hora do aperto. O resto é dedicação, e, principalmente presença. Num comércio pequeno e familiar, é necessário estar presente, pois o dono precisa saber o que está acontecendo, em seus detalhes – concluiu.

Chef fala da simplicidade que faz a diferença

Chef Carlos Eduardo (Divulgação)

Carlos Eduardo, de 36 anos, é chef de cozinha há três anos, e trabalha no local desde a sua inauguração. No início, após longas pesquisas, um cardápio foi definido. Com o passar do tempo, a necessidade obrigou algumas mudanças, e a ampliação do menu.
- Há a necessidade de estar inovando, trazendo coisas diferentes, pois o público pede isso. Nós estamos focando mais na parte da proteína. Trabalho com carnes e acho interessante a diversidade de sabores e pratos que podem ser feitos com a carne. A gastronomia é muito ampla, e nós precisamos estar ampliando e adquirindo novos conhecimentos.
Mensalmente são oferecidos 60 tipos diferentes de pratos, além da opção kids, voltado para as crianças. Criativos, populares e com bom preço, o serviço tem atingido as expectativas tanto dos clientes, quanto dos donos.

- Fazemos de tudo um pouco. As pessoas gostam de diferentes pratos, como por exemplo, filé de frango à milanesa acompanhando de cenoura palito e arroz de brócolis; canelone de queijo e presunto com arroz branco e legumes; Salada Caesar, entre outros. A cozinha de casa é muito diferente de um restaurante. Aqui tem que prevalecer o tempo, a criatividade, e o essencial: o amor – concluiu o chef.

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem