segunda-feira, 1 de agosto de 2016

Dietas da Moda, fazer ou não fazer?

Com certeza você conhece alguém que perdeu 3 ou mais quilos com as famosas dietas da moda, como Dieta do Tipo Sanguíneo, Dieta dos Pontos, Suco, da Lua, da Proteína, Paleolítica, Dr. Atkins entre outras. É fácil pensar que há um jeito milagroso de emagrecer. Mas ao contrário do que se pensa, a nutricionista Bianca Strucchi comenta ous prós e os contras de duas das principais dietas do momento.


Segundo a nutricionista, o equilíbrio nutricional é fundamental
 para a reeducação alimentar adequada. (Divulgação)

DIETA DO DR. ATKINS (DIETA DAS PROTEÍNAS) – Característica: propõe redução radical do consumo de carboidratos (massas, pães, doces, açúcares); libera o consumo de carnes (principalmente vermelha), ovos, maionese, manteiga, gorduras em geral; tem cerca de 1000kcal/dia, sendo que praticamente metade das calorias provém de gorduras.
Aspectos negativos: causa deficiências de vitaminas e minerais pela proibição do consumo de frutas e vegetais; a dieta tem baixa adesão, devido a sintomas como fraqueza, cansaço, dores de cabeça e mau hálito; a baixa ingestão de fibras pode ocasionar constipação; o excesso de gordura pode levar a problemas cardiovasculares; também pode ocorrer o surgimento de diabetes, pela menor sensibilidade dos tecidos à insulina e à hiperplasia das células das ilhotas pancreáticas.

DIETA DOS PONTOS – Característica: nessa dieta, a pessoa controla os pontos ao invés das calorias dos alimentos. Cada ponto corresponde cerca de 3,6 calorias, baseado no seu valor nutricional. A pessoa deve anotar o que come durante o dia e fazer o somatório, que não deve passar de 300 para as mulheres e 400 pontos para os homens.
Aspectos negativos: a dieta focaliza apenas a quantidade de alimentos consumidos, sem incentivar uma alimentação nutricionalmente equilibrada. Dessa maneira, os pontos podem ser atingidos facilmente com alimentos calóricos, ricos em gordura e pobres em nutrientes; baixa adesão à dieta, pela necessidade de consultar a tabela, anotar rigorosamente tudo o que se ingere e calcular os pontos; a provável carência de nutrientes pode prejudicar a saúde e acarretar problemas como anemia, osteoporose, queda de cabelo, entre outros; não promove reeducação alimentar, sendo difícil manter o peso perdido.
“Essas dietas podem acarretar diversos danos a saúde e até resultar em alguns quilinhos extras em longo prazo. O equilíbrio nutricional é fundamental para a reeducação alimentar adequada, estar eliminando peso aos poucos, assim evitando o famoso efeito sanfona”, conclui a nutricionista.
Segundo Bianca Strucchi, reeducar os hábitos alimentares e praticar atividade física ainda é a única maneira de eliminar os quilinhos a mais de forma saudável. Aumentando o consumo de frutas, legumes, verduras, integrais e diminuindo o consumo de alimentos industrializados, ricos em gorduras ruins, sódio e açúcar, são maneiras de se conseguir perder e manter o peso.

(*) Bianca Strucchi é graduada em Nutrição pela FMP/Fase e cursa Pós-Graduação em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva pela Universidade Estácio de Sá. É a nutricionista das Academias: One (Centro), ProQuality (Centro) e  K2 Fitness (Bingen). Possui experiências em nutrição esportiva e clinica voltada a doenças crônicas (diabetes, hipertensão, hipo e hipertireoidismo, intolerâncias a glúten e lactose e obesidade). Atende em Petrópolis e Teresópolis em seu consultório ou, ainda, por Home Care ou Personal Diet.


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