Os doces italianos: ‘cosa nostra’

Não é só de massa que vive a Itália. A cozinha italiana é extremamente rica, com várias receitas e pratos deliciosos, mas quando chegamos à sobremesa é um capítulo à parte. Diversos tipos de doces se apresentam ao longo do país seguindo as tradições regionais e outros estão fortemente ligados a datas especiais ou festividades. Alguns doces, como o tiramisù e a panna cotta, ultrapassaram as barreiras da Itália e ficaram famosos no mundo inteiro. Já outras sobremesas como cantucci e panforte são encontradas somente em determinadas regiões do país. E como nesta edição homenageamos a Itália, selecionamos algumas dessas delícias que você pode encontrar aqui mesmo, na Cidade Imperial, produzidas com carinho por quem entende bem do assunto. Escolha a sua!

Tiramusù
O tiramisù é o doce italiano mais famoso e também mais conhecido e apreciado mundialmente. Tendo como principal ingrediente o creme de mascarpone, foi inventado na região da Toscana, e leva vinho marsala, biscoito de champagne molhado no café, cacau em pó ou chocolate em barra, tudo disposto em camadas. Na Trattoria S’a Carola, o doce é a atração dos fins de semana. “Nosso mascarpone é fabricado aqui mesmo”, orgulha-se o chef Marcelo Pieri. Tel.: (24) 2237-9562

Panna Cotta
A panna cotta é uma das sobremesas mais leves da confeitaria. Originária do Piemonte, região ao norte da Itália, tem como base nata e açúcar e geralmente é consumida com compotas de frutas. Sua textura é muito leve. A chef Silvia Vogel, da Pâtisserie de la Sisi, produz esse e outros doces, como a Polenta com calda de amêndoas, por encomenda. Tel.: (24) 988279520.
 
Panforte de Siena
O panforte nasceu em Siena, na Itália, por volta de 1200. É um doce feito com amêndoas, mel, frutas e especiarias. Algumas receitas incluem até chocolate. Segundo a tradição, a dica é oferecer esta iguaria como sobremesa da Ceia de Natal. Descendentes de italianos, chef Cristina Pellegrini é conhecida por elaborar o doce para uma fiel clientela através de encomenda. Tel.: (24) 22423131 / 988092210.








Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem