Petrópolis Gourmet - Do Mar à Serra

O Kinpai Sushi Bar é um dos restaurantes participantes do evento. 
(Bruno Wanderley – o colecionador de imagens)

Já tem data marcada e tema definido o próximo e sempre delicioso Petrópolis Gourmet, que este ano bateu recorde de participantes, com 55 casas inscritas.  O maior festival gastronômico da Região Serrana e um dos maiores do país, acontece entre os dias 27 de novembro e 7 de dezembro com o tema “Do Mar a Serra”, onde os pratos criados para a ocasião vão privilegiar a sazonalidade, utilizando peixes, frutos do mar, legumes e frutas da época.
Mais de 50 restaurantes situados no Centro Histórico, Itaipava, Araras, Nogueira, Pedro do Rio e Secretário vão marcar presença na XIV edição desta grande festa gastronômica, que tem curadoria de Vera Oliveira, do restaurante Oliveiras da Serra, em Araras, e de Sormany Justen, do restaurante Il Perugino, em Itaipava.
Entre as atrações confirmadas para este ano estão: O “Gourmet nos Restaurantes”, na qual as casas participantes criaram pratos especiais para o evento.  Terá ainda o “Mercado Gourmet”, no Parque Municipal, em Itaipava. Uma chance para conhecer o artesanato local e também produtos da região, com a presença da ONG Recicla Tecido, que está preparando os aventais do Gourmet. Também vai fazer parte da programação o “Caminhos da Roça”, um tour pelas plantações do Brejal, Bonfim, Caxambú e Secretário.
O “Gourmet no Restaurante Popular” é mais uma atração, que promete chamar a atenção dos amantes do mundo culinário. Isto porque um chef irá preparar uma refeição gourmet com baixo custo. Oficinas ao ar livre também vão ocorrer nas praças da cidade, nas feiras e também no Hortomercado Municipal. Tudo isto além de curso de harmonização com cerveja, avaliação nutricional, campanha do Anel Solidário, que fez muito sucesso no ano passado, e uma Corrida de Garçons no centro da cidade e também em Itaipava.
Mais uma novidade desta edição é que o Petrópolis Gourmet vai receber uma comitiva de empresários de Brotas que virão a Petrópolis para uma visita técnica, além, é claro, prestigiar o evento.
Outra notícia é que os restaurantes participantes, que possuem água tratada, receberão um   Certificado de Qualidade da Águas do Imperador.
Para engrandecer ainda mais esta festa gastronômica, hotéis, pousadas, a operadora de turismo Litoral Verde e a agencia de receptivo Serra Brasilis estão criando pacotes diferenciados para ocasião, unindo hospedagem e gastronomia. 
Mais informações podem ser obtidas pelo site www.petropolisgourmet.com.br, no facebook do evento facebook.com/petropolisgourmetoficial, ou pelo telefone do Dique Turismo 0800-024-1516. Na foto acima, prato da Trattoria S'a Carola para o Petrópolis Gourmet.

*Jornalista Marise Simões - Caderno de Gastronomia do Jornal Petrópolis em Cena (Edição  Novembro de 2014)


Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem