quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Nutrição: Os benefícios das frutas vermelhas



Entre os poderes das “berries” está a melhoria das funções cerebrais

As “berries” são grandes aliadas da saúde. Ricas em propriedades antioxidantes e antiinflamatórias, essas frutas são pouco calóricas, excelentes fontes de vitaminas, minerais e fibras, além de fontes de compostos bioativos. “Têm o poder de atrasar o declínio cognitivo em até 2,5 anos, segundo pesquisas, reduzindo doenças como o Parkinson e Alzheimer, por exemplo. São capazes, ainda, de agir na redução do colesterol, no fortalecimento do sistema imunológico e na prevenção de doenças cardiovasculares”, afirma Flávia Morais, coordenadora da área de nutrição da rede Mundo Verde.
Esses superalimentos têm cascas cujas colorações vão de vermelho a arroxeado. Alguns exemplos deles são a amora, a framboesa, o morango, o mirtilo, a cereja, a uva escura, a cranberry, o açaí, a romã, a ameixa, a jabuticaba e a goji berrie, fruta vermelha originária do noroeste da China e do Tibete, novidade no mercado brasileiro.
As frutas vermelhas são ricas em antioxidantes como antocianinas e flavonóides, além de concentrar alto teor das vitaminas C e E. “Essas são as substâncias responsáveis por neutralizar a ação dos radicais livres, moléculas responsáveis por causar danos ao organismo, combatendo o envelhecimento precoce e reduzindo os riscos de diabetes, do desenvolvimento do câncer e de doenças cardíacas, além de atuar na melhoria das funções cerebrais, da imunidade e da visão”, completa Flávia.
O consumo das “berries” deve ser regular, nas formas de polpa congelada, in natura ou desidratadas. Isso aumentará o aproveitamento de seus benefícios. 
Receita:

MINI BOLO DE FRUTAS VERMELHAS
Ingredientes
½ xícara chá de manteiga
1 xícara chá de açúcar mascavo
1 colher sopa de casca de limão ralada
2 ovos grandes
1 ½ xícaras chá de farinha de trigo
1 xícara chá de biomassa de banana verde
1 colher chá de fermento
1 colher chá de bicarbonato de sódio
4 colheres sopa de iogurte natural
1 xícara chá de amoras, framboesas ou mirtilos limpos e secos
4 formas de bolo inglês com 16 x 7 x 8 cm

PREPARO
Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar mascavo até obter um creme. Junte a casca de limão e os ovos, um a um, batendo sempre. Depois, coloque a biomassa de banana verde e continue batendo. Adicione, aos poucos, a farinha de trigo previamente peneirada com o fermento e o bicarbonato, alternando com o iogurte. Pare de bater e coloque a fruta escolhida. Divida a massa entre as quatro formas, untadas, e acomode-as numa assadeira. Leve ao forno, preaquecido, em temperatura média, por cerca de 20 minutos, ou até dourar levemente. Retire do forno e deixe numa grade para esfriar. Desenforme quando estiverem mornos. Depois de frios, embrulhe-os em papel-manteiga e depois em celofane. Decore com fitas de cores diferentes.

Rendimento: 4 porções
Valor Calórico: 474 kcal por porção
Fonte: assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário