10 Benefícios do Cacau para a saúde


Cacau é considerado um alimento funcional (Divulgação)

Embora seja muito lembrado pelo chocolate, esse alimento vai muito além do delicioso doce. O cacau é o fruto do cacaueiro – planta tropical que pode ser encontrada nas Américas, muito cultivada pelos índios, em especial os Astecas e Maias, na América Central.
Pelo mundo, a existência do cacau só foi possível graças à descoberta da América, por Cristóvão Colombo. Quer saber mais sobre esse fruto valioso? Continue lendo e confira tudo sobre composição, benefícios para a saúde e qual a melhor forma de consumo do cacau.
O cacau é um dos vários produtos agrícolas que movimentam a economia do Brasil. E não é para menos: esse fruto é considerado um alimento extremamente funcional, especialmente por suas qualidades nutritivas.
O consumo apropriado desse alimento trará vários benefícios à saúde, já que é composto por várias substâncias, sais minerais e vitaminas que surpreendem a todos.

Cacau: origem
O cacau é nativo da região amazônica e foi historicamente considerado uma cultura muito importante na América Central e do Sul. Os grãos de cacau eram tão apreciados que as tribos nativas usavam como uma forma de moeda. Seu nome significa “comida dos deuses”.
Os povos antigos da América Central, os Maias e as Astecas, acreditavam que esta planta poderia transmitir imortalidade. Devido a essa crença, o consumo de cacau era geralmente reservado para realeza, guerreiros e outras pessoas da alta sociedade.
Enquanto os espanhóis estavam explorando as Américas no século XVI, o cacau estava sendo introduzido na Europa. Embora inicialmente consumido pela elite européia, o cacau rapidamente se espalhou pela população mundial. O produto mais conhecido do cacau, o chocolate, teve suas origens na Europa.

Valor nutricional da fruta cacau
O cacau é rico em sais minerais, como cálcio, magnésio, ferro, fósforo, manganês e cobre. É uma excelente fonte de potássio, selênio e zinco, ao mesmo tempo em que fornece ao organismo carboidratos, proteínas e fibras alimentares.
Acompanhe a seguir 10 benefícios do cacau para a sua saúde:

1)Melhorar o humor e combater a depressão e a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor.
2) Prevenir trombose, devido à presença de flavonol;
3) Combater o colesterol alto, por ser rico em antioxidantes e prevenir a formação das placas de ateroma;
4) Prevenir aterosclerose, por prevenir o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos;
5)Prevenir anemia, por ser rico em ferro;
6)Reduzir o risco de diabetes, devido aos antioxidantes flavonoides e por ajudar no combate à resistência à insulina;
7)Prevenir problemas como demência e derrames, por melhorar a circulação sanguínea, cognição e a memória;
8)Reduz a pressão porque melhora a qualidade dos vasos sanguíneos;
9)Ajuda a regular o intestino porque possui flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso onde podem aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde;
10)Ajuda a controlar a inflamação, o que pode ser observado através da redução da quantidade de proteína C reativa no sangue. 


Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem