A bebida que conquistou o mundo completa 100 anos!


A tradicional Caipirinha é conhecida nacionalmente e internacionalmente (Divulgação)

A receita é simples: cachaça, limão, açúcar e gelo. Com essa combinação está pronta a Caipirinha, uma das bebidas que têm mais a cara do brasileiro. Segundo os historiadores, ela teria nascido em 1918 na cidade de Piracicaba, interior de São Paulo, e este ano completa 100 anos.
De remédio a coquetel, a história sobre sua origem é controversa. Em uma delas a caipirinha teria sido criada a partir de uma receita popular feita a base de limão, alho e mel, indicada para os doentes da gripe espanhola. Como era bastante comum colocar um pouquinho de álcool em todo remédio caseiro, para acelerar o efeito terapêutico, a Cachaça era sempre usada até que, um dia, alguém resolveu tirar o alho e o mel. Depois, acrescentaram umas colheres de açúcar para adoçar a bebida. O gelo veio em seguida.
Já segundo outros historiadores, a bebida foi criada por fazendeiros latifundiários na região de Piracicaba como um drinque local para festas e eventos de alto padrão, sendo um reflexo da forte cultura canavieira na região. A Caipirinha, em seus primeiros dias, era vista como um substituto local de boa qualidade ao uísque e ao vinho importados, sendo a bebida servida frequentemente em coquetéis da alta classe de fazendeiros, vendas de gado e eventos de grande notoriedade. Seja qual for a origem correta, o fato é que a nossa Caipirinha genuinamente brasileira é um sucesso.
– Posso afirmar que a caipirinha é mais do que um drink, é uma marca Nacional reconhecida mundialmente com receita exclusiva no IBA. No Brasil temos até legislação que regulamenta nossa clássica e bela caipirinha que assim como nossa bandeira carrega a cor verde –, conta Pablo Maia, bartender e proprietário da 07(Seven)OpenBar .
A importância da Caiprinha como patrimônio brasileiro foi reconhecida formalmente em 2003 através de um decreto de lei assinado no mesmo ano que protege sua autenticidade como uma bebida brasileira, além de garantir propriedade intelectual sobre as marcas Caipirinha e Cachaça na legislação internacional.
Outra curiosidade é que, segundo a revista americana "Imbibe - liquid culture", ela está entre os 25 coquetéis mais influentes dos últimos 100 anos, juntamente com Mojito, Dry Martini, Piña Colada e Cuba Libre!
–A Caiprinha é o drink ideal para qualquer estação do ano, refresca no verão, esquenta no inverna, harmoniza com o outono e floresce com a primavera –finaliza o empresário.

Serviço
07(Seven)OpenBar
Contato: (24) 98824-8287
Casamentos e festas particulares, uma empresa nova mais com qualidade profissional e garantia de procedência de seus produtos. Carta de drinks alcoólicos e não alcoólicos.





Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem