O papel da Consultoria em Nutrição

Nutricionista Bianca Strucchi (Divulgação)

Consultoria em Nutrição é um dos assuntos que muito se houve falar no momento. Mais o que é afinal esse serviço, qual a sua real função?  O Nutricionista da área de produção é aquele que atua em Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN), as quais podem ser definidas como: empresas fornecedoras de serviços de alimentação coletiva, serviços de alimentação auto-gestão, restaurantes, lanchonetes, padarias, serviços de buffet e de alimentos congelados, hotelaria, cozinhas dos estabelecimentos assistenciais de saúde, além da Alimentação Escolar e da Alimentação do Trabalhador.
A nutricionista Bianca Strucchi, no Centro de Nutrição Alimentar, que já prestou consultoria em alguns estabelecimentos em Petrópolis como Padaria Sul America, Sabor de Minas e Nutrizen, conta que se trata de um tipo de serviço que visa construir uma parceria entre proprietários desses estabelecimentos.
“O nutricionista vai avaliar, analisar e prestar um parecer na área de alimentação e nutrição. Nenhum outro profissional está autorizado a praticar esta atividade, que é privativa do nutricionista conforme Resoluções CFN nº 378/05 e nº 380/05”, explica.
Um erro comum é pensar que a Consultoria Nutricional se restringe apenas ao mercado de restaurantes em si. Como foi dito no início, trata-se de uma orientação no âmbito de nutrição e alimentação. Então abrange muitas outras áreas, inclusive clínica e esportiva.

Nesses locais, o nutricionista é responsável por:
Elaborar lista de compras; planejar o cardápio;
Supervisionar a produção de refeições, bem como a adequação das instalações físicas;
Realizar treinamentos com os funcionários;
Implantar Procedimentos Operacionais Padronizados (POPs), Manual de Boas Práticas e métodos de controle de qualidade de alimentos;
Implantar, coordenar e supervisionar as atividades de higienização da UAN;
Elaborar tabelas nutricionais;
Promover programas de educação alimentar e nutricional para clientes; entre diversas outras atividades (na Resolução CFN n° 380/2005 você pode encontrar mais detalhes).
Pedidos de compras juntos com os demais colaboradores;
Contato direto com o cliente orientando o produto mais adequado para o que ele necessita.

O objetivo de uma consultoria não é só adequar os estabelecimentos em relação à legislação sanitária, mas fazer com que estes ofereçam produtos com qualidade do ponto de vista higiênico sanitário e fidelizem assim seus clientes com bom atendimento e bons produtos, estando sempre atentos as tendências do setor e atender ao estabelecimento de acordo com a sua necessidade.

Informações e Consultoria:
Bianca Strucchi
Whats: (24) 98168-8708
E-mail: biancarsnutricionista@gmail.com


Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem