por Flávia Medeiros*
No
mercado brasileiro, encontramos vinhos com preços muito variados, desde os que
custam poucos reais até os que valem muito. Para quem não bebe diariamente mais
sim em datas específicas do ano como o Dia
das Mães que chega logo, é notória a alta de cada garrafa ao decorrer dos
meses. Saiba que, além de datas comemorativas, existem outros fatores que
influenciam o preço dos exemplares.
Provavelmente você, como apreciador de vinhos,
já deve ter se perguntado por que há valores tão distintos entre uma garrafa e
outra.
Para compreender o porquê disso, é preciso analisar
os custos da vinificação e de todos os processos. São eles: custos com a
produção, impostos ( é a maior fatia) e os efeitos do mercado.
$) Custos para
Produzir
Desde o custo do metro quadrado de terra onde o
vinhedo é plantado, passando pela produção do vinho e até o momento em que ele
seja vendido a um distribuidor ou ao consumidor, vários processos podem
acrescentar valor ao exemplar. Seriam muitos a enumerar.
$) Preço da Uva ( matéria prima): o
preço do quilo da uva é influenciado diretamente pelo renome do vinhedo que,
por sua vez, tem origem na fama que os vinhos produzidos alcançam no mercado.
$) Rendimento do Vinhedo: quando
o vinhedo é muito produtivo, termina por gerar uvas de menor qualidade, com
frutos mal nutridos.
Assim, menores produções geram uvas com maior
concentração dos componentes necessários para dar qualidade aos vinhos, embora
isso reduza o volume total do vinho produzido, encarecendo o produto.
$) Mão de Obra: esse é
outro item cujo preço varia muito conforme o país e a região. Seja nos tratos
com o vinhedo, colheita ou vinificação, ela é cada vez mais cara e rara.
O custo com uma colheita feita à mão é muito maior que a mecânica.
$) Custos da Vinificação: são
vários os processos que encarecem o vinho. O uso de mão de obra em processos
como seleção manual de grãos, o uso de tecnologia de ponta nos equipamentos
(tanques de fermentação, prensas, etc), instalação e manutenção de um laboratório
de análises, aquisição de leveduras selecionadas, uso de barricas de carvalho
novas (o preço de uma barrica de carvalho francês, por exemplo, pode chegar a
R$ 10.000,00).
Tudo o que o enólogo tem à sua disposição e as
escolhas que faz vão impactar no preço final do produto. Além disso, outros
custos como rolhas, rótulos, garrafas, marketing, etc, também contribuem para o
aumento do preço.
$) E lá vem
eles... Os Impostos
Mesmo para quem já tem conhecimento, o montante é
sempre assustador. A carga tributária total que incide sobre o preço do vinho
importado chega a cerca de 85%, divididos entre IPI, ICMS, PIS, Imposto de
Importação, Cofins, e outros. É surpreendente!
Vale lembrar que os vinhos da área do Mercosul são
isentos do Imposto de Importação (aproximadamente 20% da carga tributária).
$) Efeitos do
Mercado
Seja ao longo da história ou mais recentemente,
graças a técnicas bem desenvolvidas, é sempre o marketing bem conduzido que faz
com que os produtos adquiram fama no mercado mundial, aumentando suas
demandas.
Aí chegamos à conhecida “Lei da Oferta e da
Procura”. Quando mais desejado for um vinho e menor for a sua oferta, maior
será o seu preço.
Dessa forma, o produtor elevará o valor do seu
produto até o limite que o mercado esteja disposto a pagar, valor que pode
estar muito acima das possibilidades da grande maioria dos apreciadores da
nobre bebida.
Apesar de se poder questionar o valor de
vinhos que atingem preços inacreditáveis, não se pode negar a grande qualidade
que eles possuem, sobretudo, aqueles que já gozam de reconhecimento há muito
tempo.
Então caro leitor, para o almoço com sua mamãe,
escolha um vinho interessante porém acessível, pois nem sempre o mais caro é o
melhor, e com certeza para ela, o seu amor sim é impagável!
Parabéns as Mães enófilas e também as marinheiras de primeira viagem
pelo seu dia!
(*) Flávia Medeiros
Consultora em vinhos e com especialização na área. No Brasil é uma das
poucas profissionais que conta com a certificação Wine & Spirit Education
Trust – Level 2. Contato: chateaumedeiros@hotmail.com