Chef Convidado do blog: Pedro Pernambuco


Nosso chef convidado é Perdro Pernambuco, profissional formado em Marketing e pós-graduando em Gestão de Varejo. Atualmente atua na área de eventos, consultoria e treinamento. É consultor-técnico e promotor da farinha italiana Le 5 Stagioni (Molino Agugiaro) no segmento Pizzaria. 
Coordenador do Espaço Gourmet Chauffage onde desenvolve o workshop “A Arte de Preparar Pizzas”, é instrutor do Instituto Recicla Vida no curso “Pizzaiolo” com foco na geração de trabalho e renda.  Pedro também é Instrutor do Senac Rio no Curso de Formação Profissional “Técnicas para Pizzaiolo” e foi chef convidado nos eventos Petrópolis Gourmet, Senac Gourmet Show e Casar na Serra 2011. Nosso entrevistado é autor do blog Pizzaiolo Gourmet vinculado ao portal Gastromania, que possui grande acesso.
Sua história na gastronomia é um exemplo de dedicação e amor pelo que faz. Apreciador de uma boa pizza resolveu, em 2007, fazer um curso de pizzaiolo para conhecer as técnicas de preparo e poder assar suas próprias pizzas no forno a lenha que tem em casa. Foi quando descobriu os segredos de uma pizza DOC. Com o tempo atingiu um padrão para suas pizzas e surgiu a  verace pizza “pernambucana”, fazendo um grande sucesso entre os amigos, nas reuniões que promovia em casa, não demorou muito para alçar novos vôos. 
– Passei a ser indicado para pequenas reuniões. Tomei gosto pela coisa. Em 2008 resolvi me dedicar a essa nova carreir a – lembra Pedro. Logo depois criou a marca Pizzaiolo Gourmet, que é um grande sucesso.
Especializado em forno a lenha, o Pedro Pernambuco trabalha com eventos corporativos e em domicílio, além de ministrar cursos e workshops. Hoje, além de pizzaiolo e gourmet, também é blogueiro.
Uma de suas receitas que fez o maior sucesso durante o Casar na serra 2011, foi a Focaccia Clássica, que você pode conferir abaixo.

FOCACCIA CLÁSSICA
Ingredientes para a massa básica (1 porção).
1 kg de farinha de trigo 00
25 gr de sal marinho
30 gr de fermento biológico fresco (ou 10 gr do biológico instantâneo)
15 gr de açúcar
600 ml de água mineral
60 ml de azeite de oliva

Ingredientes para a cobertura da Focaccia Clássica.
Azeite de oliva (a gosto)
Alecrim (a gosto)Flor de sal (a gosto) ou sal grosso moído (a gosto) 

Modo de preparo da massa básica para a Focaccia (1 porção = 1.600 gr de massa).
Peneirar a farinha em um recipiente. Adicionar o sal à farinha e misturar. Em outro recipiente esfarelar o fermento e acrescentar o açúcar. Dissolver o fermento até formar um creme. Acrescentar esse creme à farinha e misturar (caso utilize o fermento biológico instantâneo poderá colocá-lo direto à farinha sem precisar dissolvê-lo). Aos poucos, inserir a água até dar ponto à massa, que deverá coesa e úmida. Por último acrescentar o azeite de oliva e sovar a massa por 10 a 15 min.

Montagem da Focaccia Clássica (1/2 porção = 800gr de massa)
 Colocar a massa em um tabuleiro untado com um pouco de azeite, cobrir e deixar descansar por 1 hora ou até dobrar de volume. Perfurar a massa com a ponta do dedo indicador. Em seguida, regar a massa com azeite de oliva, salpicar alecrim e flor de sal. Levar ao forno 200º por cerca de 30 min. Retirar do forno, cortar em fatias (ou cubos) e servir com manteiga temperada ou azeite aromatizado.

SEVIÇO:
Pizzaiolo Gourmet
(24) 9213-6044

(24) 2222-7477
(24) 9968-5518
www.pizzaiologoumet.com / contato@pizzaiologourmet.com

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem