Rolha de cortiça, sintética, de rosca ou vidro?

PAPO DE ADEGA

por Flávia Medeiros*
Existem diversos tipos de rolha, podem ser de cortiça, aglomerada, sintética, de rosca e até de vidro. E mais do que a função de preservar o vinho, faz parte da identidade do mesmo.
Os tempos mudaram e os custos e necessidades também, e é por isso que hoje encontramos as mais diversas opções de rolhas, e sim, cada uma tem um propósito e um porquê.


CORTIÇA:

Sem dúvida a mais conhecida e mais apreciada, produzida a partir da casca do Sobreiro, uma espécie de carvalho do qual se extrai a cortiça. Comumente encontrada no Alentejo é uma das árvores mais predominantes em Portugal.
A cortiça possui um grande poder isolante  e excelente capacidade de conservação e também ajuda na maturação do vinho pois o vinho precisa de um baixíssimo teor de oxigênio para evoluir corretamente, e somente a rolha de cortiça natural proporciona este equilíbrio entre o vinho e o ambiente.
São três principais tipos de rolhas fabricadas com cortiça: rolha maciça, feita de cortiça maciça considerada a de melhor qualidade; rolha de aglomerado de cortiça que é produzida com sobras de cortiça moída e unificada com cola possuindo elasticidade e durabilidade menores; e a rolha de espumante feita em formato de cogumelo, com duas distintas, a de cima feita de aglomerado e a de baixo maciça.

SINTÉTICA:
Muita gente ainda torce o nariz quando abre um vinho mais caro e encontra uma rolha sintética. Mas a grande verdade é que elas surgiram como alternativa para a rolha de cortiça visto que o consumo/produção de vinhos aumentou muito mais do que os sobreiro podem suportar. Pode ser de material plástico ou silicone, é ideal para vinhos mais baratos e jovens que devem ser tomados de 1 a 5 anos pois não permitem a troca de oxigênio entre o vinho e o ambiente, mantendo as mesmas características. E para os vinhos brancos são perfeitas!

SCREWCAP OU ROSCA:
Essa com certeza é a que causa mais polêmica. Já vi muita gente torcendo o nariz quando o garçom traz a garrafa . Pois todo mundo no fundo quer o ritual quase mágico de abrir a garrafa com o saca-rolhas. Normalmente feita de metal veda completamente o vinho, é reciclável e já é grande tendência no mercado e utilizada pela Austrália e Nova Zelândia em quase 100% dos vinhos.

ROLHA DE VIDRO:
A rolha de vidro tem aparecido com mais frequência em alguns vinhos, criadas em 2003 na Alemanha ainda são uma novidade e poucas pessoas já se depararam com alguma. Elas possuem um anel de silicone em volta que permite a completa vedação, evitando a contaminação e oxidação do vinho.
Agora você já pode escolher a de sua preferência!

(*) Flávia Medeiros
Consultora em vinhos e com especialização na área. No Brasil é uma das poucas profissionais que conta com a certificação Wine & Spirit Education Trust – Level 2. Colaborado do Jornal Petrópolis em Cena. Contato: chateaumedeiros@hotmail.com 



Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem