quinta-feira, 10 de maio de 2012

Água na boca: Pot pie da mamãe


Se sua mãe e como a minha que quer sempre manter a forma, que tal fazer para ela uma sobremesa especial e leve? A cozinha Tal e Qual criou essa receita e enviou para o blog. Simples de fazer e deliciosa. Confira!

INGREDIENTES
Recheio:
3 maçãs verdes ou Fuji cortadas em rodelas
 3 ½ colheres (chá) de Tal e Qual (3 g)
 7 colheres (chá) de suco de limão
 1 colher (sopa) de uvas passas
 2 colheres (sopa) de nozes picadas
 canela em pó para polvilhar
Massa:
 1 xícara (chá) de farinha de trigo
 ½ xícara (chá) de aveia em flocos finos
 2 colheres (sopa) de castanhas de caju ou amêndoas trituradas
 2 ½ colheres (sopa) de Tal e Qual (5 g)
 3 colheres (sopa) de óleo de canola
 1 gema para pincelar

PREPARO
Comece pelo recheio: preencha 7 ramekins ou tigelinhas pequenas intercalando fatias de maçã, adoçante, gotas de suco de limão, uvas passas e nozes, até preenchê-las completamente. Termine polvilhando canela em pó.
Em seguida, faça a massa: misture a farinha, a aveia, as castanhas e o adoçante em uma vasilha. Despeje o óleo e misture com as mãos. Acrescente de 2 a 3 colheres (sopa) de água à mistura, até formar uma massa homogênea. Abra-a em espessura bem fina, entre 2 sacos plásticos, com um rolo. Corte círculos do mesmo tamanho das tigelinhas com um cortador redondo ou com a boca de um copo. Coloque os círculos de massa por cima das tigelinhas, pressionando bem na lateral para a massa grudar na tigela. Com o restante da massa, corte corações e coloque-os sobre os círculos. Pincele a gema por cima e asse em forno médio (200°C), pré-aquecido, por cerca de 20 minutos, ou até a massa dourar. Sirva em seguida. Se preferir, sirva acompanhado de sorvete de creme diet.

Rendimento: 7 unidades (80 g)
Tempo de preparo: 35 minutos
  
Informação Nutricional –
1 unidade (80 g)
Valor calórico (kcal)
233,6
Carboidratos (g)
29,7
Proteínas (g)
4,4
Lipídios (g)
11,3
Fibras (g)
3,5
 *Foto e receita: Cozinha Tal e Qual

Nenhum comentário:

Postar um comentário