Segunda-feira é mundialmente conhecido como o dia para mudanças, dia para tomarmos
decisões, começarmos transformações e novidades. Que tal tentar algo que trará um enorme benefício para todos?! Esta é a ideia da Campanha Segunda Sem Carne, que tem como proposta conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal para alimentação tem sobre os animais, a sociedade, a saúde humana e o planeta, convidando-as a tirá-los do prato pelo menos uma vez por semana e a descobrir novos sabores.
Existente em 35 países, como Estados Unidos e no Reino Unido (onde é encabeçada pelo ex-Beatle Paul McCartney) e apoiada por inúmeros lides internacionais, a campanha foi lançada em São Paulo em outubro de 2009 numa parceria da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) com a Secretaria do Verde e Meio Ambiente (SVMA) da prefeitura, posteriormente estendendo-se a várias outras cidades brasileiras.
Em Petrópolis, alguns chefs e estabelecimentos ligados ao ramo de alimentação também entram no clima e resolveram criar opções para a Segunda Sem Carne. É o caso de A Tapiocaria Café.
–Na busca por novos sabores, procuramos sempre inovar e criar cada vez mais opções para atender aos nossos clientes. Além de recheios salgados e doces, resolvemos incorporar algumas para veganos e vegetarianos. Tendo tomado conhecimento da campanha, resolvemos aderir ao movimento, mas deixando o cliente bem à vontade para participar –, lembra Tania Kreicher.
Dentro destra proposta, tanto a crepioca e quanto a tapioca ganham recheios deliciosos com vegetais e legumes, como, por exemplo, shitake, um dos mais pedidos do momento.
– Foi uma grande surpresa. Logo que lançamos o recheio de shitake, em pouco tempo tivemos que redobrar nossos pedidos. Nós o preparamos de forma especial para ser usado como recheio aqui na loja –, conta.
A fim de facilitar a adoção deste hábito, a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) fornece receitas saborosas, dicas de nutrição, notícias e informações qualificadas a respeito das razões éticas, ambientais e de saúde para passar essa ideia adiante.