Patrícia Fernandes, da Melpão, com a Letícia. |
por Anna Paula Di Cicco*
“Conciliar a maternidade com o
empreendedorismo é uma tarefa muito difícil, mas muito prazerosa”, é assim que
Patrícia Fernandes, proprietária da Panificação Melpão, define seu dia-a-dia.
Hoje, a pequena Letícia tem 10 anos, mas desde bebê acompanha a rotina da mãe
coruja. “Muitas manhãs saí para trabalhar às 5h com minha filha, com seis
meses, nos braços. Até os dois anos ela ficava em tempo integral comigo”,
lembra. Hoje, por conta da correria com os negócios, Patrícia se sente ausente
em alguns momentos importantes e especiais na vida de Letícia. Mas por outro
lado, ela vê o gosto, a admiração e o carinho que a filha tem por seu trabalho.
E nessa família, assim como em tantas
outras, o gosto pela culinária é passado de mãe pra filha. “A culinária na
minha casa sempre teve um grande destaque, pois além de minha mãe cozinhar
muito bem – com quatro filhos e tanto ela quanto meu pai com origem de famílias
numerosas – isso manteve sempre a casa movimentada. Às vezes minha filha fala
em continuar o meu trabalho, mas a deixo livre para a escolha que melhor lhe
agradar”, conta.
Por outro lado, o empreendedorismo
parece correr nas veias de Patrícia. Ela, que quando criança dizia que seria
presidente da República, hoje considera seu sonho realizado. “Sou presidente da
minha empresa e sempre tive uma queda muito forte para a área de vendas”, conta
a empresária que desde os nove anos de idade vivia inventando meios de
negociar, vendendo pulseiras de miçangas, de linha com nome, picolé e sacolé.
Hoje, os negócios cresceram e Patrícia encabeça a Melpão, uma pequena indústria
que atende empresas como mercados, quitandas, mercearias e hotéis. Mesmo não
atendendo o público diretamente, a maioria dos petropolitanos já se deliciou
com os diversos tipos de pães fornecidos nesses estabelecimentos.
A panificação começou tímida, em 1998,
quando o pai de Patrícia, Paulo Sérgio, arrendou uma padaria de bairro com o
intuito de ampliar a renda familiar. Anos depois, com mais experiência e
reconhecimento, mais precisamente em 2003, nasceu a Melpão, que além dos pães
franceses, incluiu em seu leque de produtos os pães embalados como os de forma
tradicional, integral, de milho, pães para hambúrguer, para hot-dog, para
rabanada e as deliciosas torradas.
Depois de uma longa jornada e muito crescimento,
em 2012 a Melpão venceu de vez a “timidez”, e se jogou na estrada, iniciando a
rota nas cidades de Areal, São José do Vale do Rio Preto e Teresópolis. “Em
fevereiro de 2012 fechamos mais uma parceria passando a embalar mais uma marca
de uma rede de lojas de Petrópolis e hoje as parcerias aumentaram e já
embalamos mais seis marcas próprias além da marca Melpão. Em 2013 expandimos
também a rota, atingindo Três Rios, Paraíba do Sul, Levy Gasparian, Anta e
Sapucaia”, comemora Patrícia.
Mas tanto sucesso assim exige alguns
esforços... E o bom é que a mamãe empreendedora não se arrepende e ainda deixa
seu incentivo para as mulheres que pensam em conciliar a maternidade com a vida
de empresária. “Se disser que foi fácil, estaria mentindo. Mas foi muito prazeroso.
Me sinto vitoriosa, pois lutei. E quando ganhamos tudo de mãos beijadas, não
saboreamos a vitória, independente do tamanho de seu esforço ou do seu
negócio”.
A Melpão atende empresas como mercados, quitandas, mercearias e hotéis. |
Serviço
Panificação Melpão
R. Bernardo Vasconcelos, 480 – Cascatinha
Tel: (24) 2237-7209
Panificação Melpão
R. Bernardo Vasconcelos, 480 – Cascatinha
Tel: (24) 2237-7209