Finalmente chegou o evento que Petrópolis, berço da cerveja
brasileira, merece. O calendário de eventos da cidade ganha sua própria feira
mensal de cervejas artesanais, com direito a muito lúpulo e puro malte. A
primeira edição da Deguste será no dia 30 de janeiro, na Praça Visconde de Mauá
(Praça da Águia), das 11h às 22h, com show das bandas Taruíra e Molho Inglês
(cover dos Beatles e Rolling Stones). A feira, que traz grande valor para o
município, conta com o apoio da Prefeitura, por meio da Fundação de Cultura e
Turismo, e da ACervA Petrópolis – Associação dos Cervejeiros Artesanais de
Petrópolis.
São presenças confirmadas no evento as Cervejarias Bohemia,
Antuérpia, DuZé, Imperatriz, Cazzera, Da Corte, Real e Buda, e os trucks
Aconchego Carioca (bolinho de feijoada), Papo de Japa (comida japonesa) e
Expresso Tapioca (tapioca e pastel). A ACervA Petrópolis também estará presente
e vai produzir uma cerveja durante o evento para ser apresentada na próxima
edição. Haverá ainda o Agridoce, um Espaço Gourmet que vai executar pratos que
harmonizam com a cerveja, e o Espaço Circo, com atividades interativas para
adultos e crianças.
Rafael Avancini, um dos realizadores, explica que a ideia surgiu a
partir do desejo dele e do sócio, Rodrigo Duarte, apreciadores de cerveja
artesanal, de desenvolver em Petrópolis um evento que divulgasse e promovesse
as cervejas de boa qualidade produzidas na região. “Queríamos reforçar a
vocação histórica da cidade com relação à cerveja, uma vez que temos a
colonização alemã, a pureza da água e a primeira cervejaria do Brasil.
Esperamos que o público se identifique com a feira, pois estamos trabalhando
para transformá-la num evento muito agradável para todos os públicos e, acima
de tudo, que cada dia mais ao invés de beber cerveja, venha degustar a
cerveja”, disse Rafael.
Entre os principais objetivos da feira estão transformar
Petrópolis na capital da cerveja artesanal, fomentar o turismo e gerar receita
para a cidade, fortalecer o setor de cervejarias artesanais na região serrana
do Rio de Janeiro, promover e divulgar as marcas de cervejas, ampliar o mercado
consumidor e abrir oportunidades de negócios.
De acordo com a Abracerva – Associação Brasileira de Cerveja
Artesanal existem hoje no Brasil cerca de 300 microcervejarias, com faturamento
de aproximadamente R$ 2 bilhões ao ano. E o segmento está em plena expansão. As
cervejas artesanais vêm ganhando reconhecimento e espaço ao levar algo
diferenciado a um mercado consumidor acostumado com produtos industriais de
massa, que chega a pagar cerca de três vezes mais por uma cerveja artesanal, se
comparado a uma convencional.
Reunindo as principais cervejas artesanais da cidade, food trucks
e muita música, a Deguste já nasce sendo um sucesso. Em fevereiro não haverá a
edição da feira, mas a partir de março ela será mensal.