“O mundo do
vinho tem sexo definido e continua a ser predominantemente masculino, pelo
menos quando comparamos o número de profissionais que trabalham no setor.”
A coluna do mês da mulher,
mostrará como o mundo da enologia vem ganhando requinte e sensibilidade
feminina! (Por Flávia Medeiros)
É uma afirmação que nos dias
de hoje é muito questionada! A cada ano, este panorama sofre positivas
modificações.
Quando o assunto é consumo e
decisão de compra, as estatísticas invertem-se e mostram a predominância
feminina.
De fato, nos últimos anos,
vários estudos têm mostrado a forte influência da mulher nas compras
domésticas.
Segundo pesquisas inglesas, oito em cada dez garrafas de vinho
são compradas por mulheres.
Apesar do estudo ter sido
feito com consumidores ingleses, ele revela hábitos da maioria dos países
desenvolvidos e em desenvolvimento, que é o caso do Brasil.
Se até há pouco tempo vinhos
“mais docinhos”, eram considerados os prediletos das senhoras, atualmente o
mercado encara o público feminino com outro olhar. Várias pesquisas indicam
que as mulheres, além de grandes consumidoras, são também responsáveis
pela escolha do vinho, até porque, regra geral, quem define o jantar e organiza
as compras é a mulher, o que torna natural que esta também escolha o vinho que
irá harmonizar com o prato.
Uma cena que também tem se
tornado cada vez mais comum é vermos mulheres escolhendo o vinho nos
restaurantes e é com segurança que, muitas vezes, presenteamos alguém com um
bom rótulo. Tenho ainda notado que nos últimos
anos a procura feminina pelos cursos de vinho tem aumentado
significativamente. São mulheres de todas as idades, solteiras e casadas, que
buscam nos cursos mais básicos ou até mais avançados, conhecimento para poder
fazer uma boa escolha no momento da compra e também para desfrutá-lo com mais
prazer e técnica.
Na verdade, a conquista de espaço
no mercado de trabalho e o poder de influência crescente da mulher na decisão
de compra têm levado várias empresas a desenvolver uma série de produtos e
serviços direcionados para este público. As mulheres estão, mais do que nunca,
interessadas em consumir produtos que agreguem cultura, e o vinho deixou de ser
meramente mais uma bebida alcoólica, e sim um estilo de vida, um modo de
encarar o mundo atual num novo patamar sócio-cultural. O vinho também é visto
como uma bebida mais saudável que as demais bebidas alcoólicas, como a, vodka
ou cerveja, por exemplo. Em geral, a mulher gosta de experimentar novos
rótulos, de diversas origens, castas diferentes, sempre receptiva a novos
lançamentos.
Mas não se esqueçam que, a
Pinot Noir é a rainha tinta de Borgonha ( por tamanha elegância, leveza e
aroma) e a Champagne (com seus reflexos dourados e suas envolventes borbulhas)
sempre será associado a sensualidade de mulher, além de ser o queridinho
delas!
Parabéns a todas nós por
tantas conquistas!
Meu brinde é para todas vocês!
(*) Coluna escrita por Flávia
Medeiros – sommèlier e proprietária da empresa Château Medeiros