Blog visita: Chico e Alaíde, no Leblon

Alaíde Carneiro e suas receitas reveladas em sonho (Foto: Francis Leoni)

Em busca por novas histórias e receitas de sucesso, nós, do Petrópolis em Cena, aterrissamos em um dos mais charmosos bairros do Rio de Janeiro, o Leblon. Um ambiente simples e agradável esconde os maiores segredos da cozinha popular apresentados pelas mãos da melhor quituteira do estado e talvez, do país, Alaíde Carneiro. Dona de um ótimo humor e muita simpatia, ela prepara na cozinha de seu já famoso botequim, os melhores salgados que alguém pode provar.
Completando três anos de existência neste mês de março, o “Chico & Alaíde Botequim” veio para ficar. O sucesso já é comprovado pelas maiores publicações na área da gastronomia, sem falar nos prêmios recebidos logo no primeiro ano de vida, exibidos com orgulho nas paredes da casa. Como cozinheira do Bracarense, Alaíde já arrebatava os paladares mais exigentes com sua maneira quase mágica de cozinhar. As receitas são inspiradas em sonhos.
 – Eu sonho com as receitas, com os nomes, montagem das porções e modo de preparo de cada uma delas. Durmo com uma caneta e um bloquinho do lado pra não esquecer de nada  – revela a quituteira.

O CARDÁPIO
Com uma equipe de dez pessoas, Alaíde comanda as panelas da sua própria cozinha que serve, além de petiscos, porções e sanduíches deliciosos, opções para almoço e o tradicional “PF”. O cardápio conta hoje com mais de 40 tipos de salgados, mas ela confessa que tem mais ‘cartas na manga’.
 – Não dá pra liberar tudo de uma vez né? – brinca. Assim, dia após dia, a quituteira incrementa a cozinha com algo novo. O tôtivendo, uma espécie de "escondidinho aberto" que ela serve em pequenas tigelas é um exemplo. No cardápio, destaque para os bolinhos da Alaíde que podem ser encontrados nas versões aipim com camarão e catupiry, aipim com carne seca, abóbora com carne seca, abóbora com camarão e catupiry até os mais ousados: estrogonofe, bobó, cascudinho de baião de dois, polenta com carne moída e tutu. A lista é sempre engordada por novos petiscos, como por exemplo, o “Choquinho” de camarão, um dos mais pedidos, à base camarão grande com catupiry empanado com batata palha. Também encontramos almofadinha de frutos do mar, tijolinho de bacalhau, pastel de siri, fritadas, kibe de cordeiro e empadas diversas, como a de carne seca com pimenta (empada aberta).


NOVIDADES
Os apaixonados pelos petiscos da requintada cozinheira e pelo serviço do simpático garçom Chico, agora podem montar um boteco no play do prédio, na sala de casa ou qualquer outro espaço através do “Chico & Alaíde em Casa”. O serviço garante o sucesso de suas festas e recepções com salgados preparados na hora pela própria Alaíde e o chopp, tirado pessoalmente pelo Chico. A quituteira-chef ainda dá aulas no Projeto Cozinha Show do Rio Gastronomia montada dentro de um caminhão com carroceria transparente onde são realizadas as aulas em vários pontos da cidade, levando receitas pelas ruas do Rio. O Rio Gastronomia é realizado pelo O Globo com o apoio do SindRio, apresentado pela Prefeitura e Rio Tour. Alaíde também contou à coluna que prepara um livro com suas receitas, que somam mais de 500!

O LOCAL
Com capacidade para 80 pessoas, o local possui ambiente descontraído, com direito a uma varanda com deck e 12 mesas. Na decoração, azulejos azuis e uma charge feita especialmente para o casal por um velho amigo, o cartunista Chico Caruso. Dá um toque especial à casa.





CURIOSIDADES

Os bolinhos da Alaíde inspiraram a criação da personagem Fabíola, interpretada pela atriz Roberta Rodrigues, na novela “Insensato Coração”, na Rede Globo.

Alaíde é autodidata, aprendeu a cozinhar na prática. É convidada a participar sempre de programas de televisão. Os mais recentes foram o “Sem Censura” e o “Estrelas”, da apresentadora Angélica, onde ensinou a preparar um bolinho de risoto de camarão.

Alaíde não tem medo que copiem suas receitas porque acredita que é a prova de que sua idéia foi boa.

Dos prêmios recebidos constam o Veja Rio Comer e Beber 2009 – Melhor cozinha; Veja Rio Comer e Beber 2011 – Melhor boteco e o Globo Zona Sul 2011 – Melhor bar/botequim.

SERVIÇO
Rua Dias Ferreira, 679 – Leblon – Rio de Janeiro, RJ
Telefone: (21) 2512-0028


“O maior segredo para o sucesso é gostar do que faz.”
(Alaíde Carneiro)


(*) Matéria publicada no Jornal Petrópolis em Cena - edição Março / 2012

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

2 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem