Dicas de Nutrição

Nutricionista ensina como ter uma Páscoa sem culpa
Aprenda o que fazer para não ter que abrir mão do chocolate na Semana Santa

O chocolate é uma das paixões nacionais. É tão gostoso que poucos são os que resistem. "Não é preciso resistir ao chocolate, basta consumi-lo com moderação, como parte de uma dieta equilibrada" nos tranqüiliza Bruna Murta, nutricionista da Mundo Verde, maior rede especializada em qualidade de vida da América Latina.  
A nutricionista destaca ainda a variedade de chocolates disponíveis no mercado "Vão desde chocolates orgânicos - livres de contaminantes químicos, chocolates sem adição de açúcar - especialmente recomendado para diabéticos, chocolates com alta concentração de cacau - ricos em antioxidantes até chocolates sem glúten e sem lactose".
Bruna ensina também como deve ser o cardápio do dia da Páscoa para que aproveitemos sem culpa.
No café da manhã tome um suco verde, a base de água de coco, maçã ou abacaxi, folhas de hortelã e sementes de chia ou farinha de banana verde. "Esse suco fornece energia e substâncias importantes para desintoxicar o organismo.
No meio da manhã, faça um lanche com oleaginosas ou frutas secas. "Nesse lanche podemos comer também um pedaço de 30g de chocolate"
Antes de almoçar, tome um chá de hortelã ou alecrim, isso melhorará a digestão. A nutricionista lembra que não é porque é uma almoço comemorativo que vamos comer demais ou esquecer da salada. "Comece a refeição pela salada, minha sugestão é um mix de folhas, tomates cereja e palmito temperados com um mix de azeite extra virgem, óleo de gergelim e óleo de semente de abóbora" diz Bruna. Prefira carne branca, peixes nessa época são bastante consumidos, sardinha, atum, salmão ou bacalhau são boas opções pois são fontes de omega 3. "Cuidado se optar pelo bacalhau, pois como é um peixe salgado pode causar retenção de líquidos e aumento de pressão arterial em quem tem tendência". O chocolate pode novamente aparecer na sobremesa, prefira derrete-lo e passa-lo em frutas como banana, morango, uva ou kiwi. "Assim aproveitamos o sabor do chocolate, mas como será consumido com frutas a quantidade ingerida será menor"
No lanche da tarde, coma uma banana amassada com canela ou cacau em pó ou açaí batido com suco de uva integral. Isso fará com que sinta menos fome à noite, quando poderá jantar salada e omelete com legumes. Antes de dormir, tome um chá de camomila erva doce ou melissa para relaxar e melhorar a qualidade do sono.
FONTE: Bruna Murta, nutricionista do Mundo Verde