Conheça os mitos e verdades sobre o drink Rabo de Galo


O drink Rabo de Galo, assim como a Caipirinha, é um patrimônio cultural do Brasil com 65 anos de história. Sua propagação começou na cidade de São Paulo com a chegada de uma fábrica de bebidas nos anos 50.
Nos dias atuais é o drink à base de Cachaça mais consumido no país. Para se ter uma idéia do consumo, dos 1,3 bilhão de litros de Cachaça consumidos nos estados brasileiros, cerca de 70% é de Rabo de Galo.
Para promover ainda mais a bebida histórica, os organizadores do III Concurso Nacional do Rabo de Galo, Mestre Derivan e o bartender Daniel Júlio, se uniram e preparam uma lista com os principais mitos e verdades sobre o Rabo de Galo. Confira:

Mito - O Rabo de Galo é o drink à base de Cachaça mais apreciado no Brasil. A bebida foi criada para os brasileiros?   
Em 1954, uma indústria de bebidas especializada em Vermute queria atender os anseios alcoólicos dos imigrantes italianos, que residiam no país. No entanto, estes consumidores encantados pela Cachaça não bebiam mais o Vermute, mas apreciavam muito o “ouro líquido brasileiro”. Assim, foi criada uma mistura dos dois, inclusive com copo exclusivo, que continha marcação das doses. Segundo relatos, o fundo do copo era mais grosso para aguentar a batida no balcão, na volta do gole. A verdade é que a bebida foi criada para os italianos, mas caiu no gosto dos brasileiros.

Mito - O drink Rabo de Galo é feito apenas como Vermute e Cachaça?
O Rabo de Galo, que inicialmente tinha em sua proporção original 2/3 de Cachaça para 1/3 de Vermute, nos dias de hoje não tem uma receita exata e nem há uma técnica fixa de preparo: as bebidas podem ser misturadas num mixing glass com gelo ou no próprio copo de servir.

Verdade – O nome da bebida foi “abrasileirado”? 
No início, a bebida era para ser chamada de Cocktail, mas a idéia foi rapidamente descartada e substituída pela tradução da palavra em inglês cock tail, que, em português, significa Rabo de Galo.  

Mito – A cachaça que vai na mistura do Rabo de Galo só pode ser a branca?
Não, a bebida é preparada a base de cachaça. Atualmente, o drink permite a liberdade de criação, não tendo uma receita exata, como a Caipirinha. A única regra é que na receita contenha cachaça.  

Verdade – O Rabo de Galo é um drink que está ganhando espaço nas cartas de bebidas de restaurantes renomados?
Sim. A bebida tem agora voltada para si as luzes dos holofotes, já que o estudo da origem da Coquetelaria Brasileira tem sido objeto de constantes pesquisas de bartenders e mixologistas, que querem resgatar as origens dos drinks para inseri-los nas cartas dos estabelecimentos que são referências mundiais. Até um movimento vem sendo feito para que o Rabo de Galo seja o segundo coquetel brasileiro à base de Cachaça a estar presente na lista da IBA - International Bartenders Association. Essa seleta lista conta com quase 100 drinks considerados os clássicos do mundo e tem como base diversos destilados. Todo barman precisa conhecer e saber fazer estes cocktails.

O III Concurso Nacional do Rabo de Galo acontece no dia 19 de Agosto em SP

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem