11 lugares eleitos por petropolitanos para se tomar um bom café!



Em homenagem ao Dia Mundial do Café, celebrado no dia 14 deste mês, moradores da cidade falaram de suas preferências. O Voilà Café Bistrô (foto) é um deles. (MS Comunicação)

A resposta é sim. Pelo menos para 95% dos brasileiros acima dos 15 anos que consomem ao menos uma xícara de café por dia, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC).  No Brasil é mais do que uma bebida no café da manhã, ele representa o estilo de vida do brasileiro, além de repercutir significativamente na balança comercial do país. Nem mesmo a crise econômica foi capaz de abalar o gosto por um bom cafezinho, que é fiel companheiro nas horas de trabalho, reuniões e estudos que nunca terminam.

Agora verdade seja dita: um bom café tem sabor especial seja em padarias, bares, restaurantes e cafeterias. Para saber mais o gosto dos petropolistanos, fizemos uma pesquisa através de nossa página do Facebook (https://www.facebook.com/marisesimoesII) para saber quais os lugares que eles gostam de tomar café em Petrópolis. 
Doces Húngaros, Quiosque do Café, Café Carioca, Duetto’s Café e Bistrô, Vila Monsores, Café do Katz, Sant'Anna Cafeteria,Voilà Café Bistrô, Tia Mena, Artcafe e Espaço Café foram citados. E você, tem algum lugar preferido? Sugestões em nossa página!


8 segredos para preparar um bom café
A medida certa: use de cinco a seis colheres de sopa para cada litro de água de acordo com seu gosto.

Use água filtrada: a água deve ser pura e limpa, preferencialmente filtrada ou mineral, pois as impurezas da água de torneira podem interferir no sabor da bebida.

Temperatura da água: a água deve estar em uma temperatura de aproximadamente 90 graus Celsius, ou seja, tire do fogo antes de levantar fervura.

A forma certa de despejar a água: primeiro umedeça o pó e, em movimento circular, despeje a água. A passagem da água pelo filtro não deve exceder cinco minutos para não deixar o café amargo.

O melhor coador: opte pela versão de papel, pois o de pano pode reter umidade ou mofar.

Para deixar quentinho por mais tempo: para obter um café bem quente, coloque o bule ou garrafa térmica em um recipiente com água fervente pouco antes de fazer o café.

Leia o rótulo: alguns cafés podem trazer na embalagem informações de preparo do próprio produtor, elas ajudam a extrair o máximo sabor do café.

 Armazene adequadamente: o pó de café deve ser guardado em local seco, arejado e em pote fechado que não seja transparente. Sol e a umidade podem alterar sua composição e seu sabor.



CURIOSIDADES

1 – O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, perdendo apenas para a água.

2 –Trata-se do segundo elemento mais comercializado do mundo. O petróleo é o primeiro.

3 – As primeiras mudas da Europa foram conquistadas pela Holanda em 1616.

4 – Getulio chegou a ordenar a queima de 80 milhões de sacas de café em função da crise de 1929.

5 – O café expresso foi criado em 1906 por George Washington…mas calma, não se trata do presidente do EUA. Este George era um empresário da Guatemala.

6 – Existem mais de 25 tipos de café, sendo os mais populares a Robusta, com teor de cafeína mais elevado; e a Arábica, dona de sabor mais suave e quantidade menor de cafeína.

7 – Cerca de 25% do café consumido mundialmente é proveniente do Brasil.

8– Baristas são profissionais especializados na preparação de café.

9 – Reconhecidos por seus capuzes ou Capuccinos , em italiano.

10 –  Cafemancia é a adivinhação do futuro através das borras de café.

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem