Que tal um vinho no verão?

Sommelier Flávia Medeiros


por Flávia Medeiros*
Aqui na Serra, tem-se um visual privilegiado. Vivemos em meio verde, brisa, ventanias, e por mais quente que esteja a noite somos privilegiados com o frescor da montanha. Para nos amantes do vinho ou na cabeça de um apreciador moderado, este é um momento em que se imagina um espumante especialmente gelado, servido em uma taça flute.  Encanto para os olhos: suas borbulhas, sua mousse (espuma) e seu frescor fazem você se deliciar e relaxar. Com certeza todos tem uma quedinha por ele.
No verão, chamam a atenção os vinhos de cor clara, brilhantes como o sol e bem frutados, remetendo ao tropicalismo do nosso país. São os vinhos conhecidos como brancos (normalmente elaborados com uvas brancas e às vezes com uvas tintas desde que estas não passem por maceração com as cascas). Vinhos leves e vívidos, com sabores e aromas de flores e de frutas cítricas, esbanjando acidez e frescor natural da fruta.


  • Os espumantes (vinhos que tem gás carbônico) brut são grande pedida para acompanhar os aperitivos tanto na praia, na piscina como no campo ou montanha.

  • Os proseccos (espumantes elaborados com uva prosecco ou com a uva Glera (mais atual)) são bem refrescantes podendo agradar aos gostos mais delicados.

  • Os vinhos brancos tranquilos (vinhos que não tem gás carbônico), preferencialmente secos, também são muito indicados para o verão. Vinhos com as uvas brancas Chardonnay com ou sem passagem em madeira, Sauvignon Blanc, Viognier, Pinot Blanc, Riesling dentre outros tantos, agradam e são excelentes para o verão. Aliás, muitos restaurantes orientais oferecem além do tradicional saquê, um bom vinho branco seco da uva Sauvignon Blanc ou Riesling, que são especiais com esta comida exótica, tão em voga.
  • Ainda, a opção dos vinhos rosés (elaborados com uvas tintas) é excelente àqueles que  gostam de um vinho que lembre o sabor de um tinto, com levíssimos taninos e, cuja cor remete  ao "por do sol". Apesar de não serem unanimidade, os rosés combinam muito bem com pratos potentes como uma paella com frutos do mar, pratos com sabor intenso de alho, por exemplo, e cá entre nós, combinam sim com a maioria dos pratos.
  • Para os que não abrem mão de um vinho tinto mesmo no verão, a ideia é um tinto bem leve como o  Beaujolais  ou com base da casta Pinot Noir. Todos estes vinhos devem ser jovens (safra recente) e podem ser servidos refrescados, pois tem pouco corpo.

Para você se orientar em casa, segue uma colinha de temperaturas ideáis.
Temperatura de serviço
Tintos - 15ºC a 22ºC
Roses - 12ºC a 13ºC
Brancos - 8ºC a 13ºC
Espumantes - 7ºC a 12ºC

Atenção: Temperaturas abaixo de 6ºC anestesiam as papilas gustativas, por isso cuidado com sua garrafa, ali tem muita vida vinificada, e cuidando bem do líquido, o prazer tende a redobrar. Até a próxima, vamos aproveitar o verão!

(*) Flávia Medeiros
Consultora em vinhos e com especialização na área. No Brasil é uma das poucas profissionais que conta com a certificação Wine & Spirit Education Trust – Level 2. Contato: chateaumedeiros@hotmail.com 





Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem