Panforte de Siena: delícia italiana típica do Natal

Panforte de Siena (Fotos: Divulgação)

Imagine um doce cheio de coisas boas e nutritivas. O Panforte de Siena, um clássico italiano consagrado ao redor do mundo, é assim.  Seguramente, podemos dizer que ele é mais antigo que o milanês panetone que reina nas mesas de Natal. Segundo registros o doce surgiu na cidade toscana de Siena, por volta de 1200, e leva em sua composição amêndoas, mel, frutas cítricas, especiarias e, de acordo com a tradição, deve ser oferecido como sobremesa na ceia natalina.
Descendente de família italiana, famosa por seu envolvimento na história da gastronomia petropolitana, a chef Cristina Pellegrini conhece a fundo a receita. Há dez anos fabricando o doce ela arregaça as mangas e, literalmente, coloca a mão na massa para dar um sabor especial à noite mais esperada do ano.  
“Eu ganhei a receita original do Panforte de uma amiga e desde então não parei mais de fazer. Recebo encomendas durante todo ano, mas em dezembro os pedidos se multiplicam”, conta.  
O sucesso da receita é tanto que Cristina já ministrou até uma oficina durante uma das edições do Petrópolis Gourmet. Mas a novidade chega como presente para os apreciadores da iguaria: este mês, a partir do dia 8, o Panforte também estará disponível para venda na Casa Pellegrini.
“Além dos pedidos feitos diretamente comigo, quem quiser conhecer o doce poderá encontrá-lo durante o período natalino no restaurante da família”, lembra.
E não pára por ai. Conhecida na cidade por produzir receitas que agradam aos paladares mais exigentes, das quais destacamos quiches, focaccias e mousses, a chef também está recebendo encomendas de tortas, dentre elas a inigualável torta de nozes. Os sabores podem ser consultados diretamente com a chef e os pedidos, de preferência, até 8 de dezembro. 

Serviço
Chef Christina Pellegrini
Encomendas por telefone: (24) 2242-3131 / (24)98809-2210.

Casa Pellegrini
Rua 13 de Maio 184

Tel: (24) 22316110

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem