quarta-feira, 6 de setembro de 2017

Rico em vitaminas, o morango tem poder!

Risoto de quinoa com morangos, pepinos e especiarias

Você gosta de morango? A fruta é um dos alimentos funcionais com maior riqueza de nutrientes.  Excelente fonte de vitaminas C e K, ainda possui quantidades significativas de flavonoides e fitonutrientes. Segundo especialistas, deve fazer parte de uma alimentação saudável devido ao seu potente efeito antioxidante e antiinflamatório, pois fortalece as defesas do organismo, ajuda na cicatrização e evita o envelhecimento precoce.
Nos meses de agosto, setembro e outubro o morango é abundante. É a safra da fruta que, além de deliciosa, é nutritiva e convidativa ao preparo de diversas receitas doces e salgadas. Nesta edição, convidamos a chef Sandra Antunes e as nutricionistas Isadora Lorang Mazzeu e Gabriela Guimarães para ensinar receitas funcionais e práticas preparadas com a fruta.
Nos meses de agosto, setembro e outubro o morango é abundante. É a safra da fruta que, além de deliciosa, é nutritiva e convidativa ao preparo de diversas receitas doces e salgadas. Nesta edição, convidamos a chef Sandra Antunes e as nutricionistas Isadora Lorang Mazzeu e Gabriela Guimarães para ensinar receitas funcionais e práticas preparadas com a fruta.

Risoto de quinoa com morangos, pepino e especiarias
(Chef Sandra Antunes)

Ingredientes:
•120gr de quinoa • 350 ml de água •1unidade pepino japonês pequeno • 10 unidades morangos médios maduros •1gr de noz moscada ralada • 1gr de pimenta branca moída •2gr de sal rosa
• 6 grãos de pimenta Rosa ( decoração) •20 ml de óleo de coco

Modo de Preperaro:
Depois de lavar os morangos, corte-os em cubos e preservar um inteiro para decoração. Já o pepino descasque, tire as sementes e corte-o em cubos. Reserve.
Em uma panela coloque a água, óleo de coco, sal, pimenta, noz moscada e leve ao fogo ate abrir fervura. Coloque a quinoa, misture bem quando voltar a ferver abaixe o  fogo, coloque a tampa da panela deixando um pouco aberta para sair o vapor, confira o cozimento. Em 10 minutos os grãos devem estar macios e meio estourados, se não estiver no ponto aguarde mais uns minutos para que fique a gosto.
A seguir adicione os pepinos em cubos, misture bem a depois os morangos em cubos. Misture bem para que os morangos se dissolvam um pouco. Sirva com cubos de morango, um morango inteiro decorando e grãos de pimenta rosa.

Geléia Natural e funcional de Morango e Chia
(Nutricionista Gabriela Guimarães)

Ingredientes:
•400g de morangos maduros • Entre 1/2x e 1x de passas • 1cc de suco de limão • 2cs de sementes de chia • 1cc de extrato natural de baunilha (ou as sementes de 1 favo de baunilha) • 1/3cc de raspas de limão (opcional). Preparo: Lave os morangos, retire os cabinhos e corte em pedaços miúdos.

Preparo:
Coloque metade dos morangos picados no liquidificador junto com as passas (a quantidade vai depender da doçura dos seus morangos) e triture até virar um purê. Desligue o motor algumas vezes e mexa com uma colher pra facilitar o processo, mas não acrescente água. Prove e se achar que não está doce o suficiente junte mais um pouco de passas e volte a triturar. Despeje o purê de morango e passas sobre o resto dos morangos picados, junte o suco de limão, as raspas de limão ou a baunilha, se estiver usando, e a chia. Misture bem. Deixe a chia hidratar 15 minutos (mexa a cada 5 minutos) antes de degustar. Se conserva na geladeira por alguns dias (a geléia vai ficar mais espessa depois de descansar umas horas na geladeira). Rende aproximadamente 2x.

Suco Termo roxo
(Nutricionistas Isadora Lorang Mazzeu)

Ingredientes:
•150ml de suco de uva integral sem açúcar • 1/4 de beterraba crua ralada • 5 morangos • 2 colher de sopa de raspas de limão siciliano • 1 colher de chá de pimenta do reino ou 5 pimentas biquinho • 1 colher de chá de canela • 1 colher de chá de óleo de coco.

Modo de preparo:
Bata no liquidificador os ingredientes e consuma na hora

Ideal para: 
Pré-treino (30min antes exercício) ou lanche da manhã


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