Qual o estilo do seu pai?

Elegante, esportista, executivo, tímido, ousado... Para cada perfil, você encontra um vinho!

 
Escolher o vinho pelo tipo de experiência que seu pai
 tem com a bebida é a dica da sommelier. (Divulgação)


por Flávia Medeiros

Para o pai que raramente bebe vinho...
Aqui o elemento surpresa e de introdução ao vinho. Não vale a pena gastar muito dinheiro em uma garrafa bacana, pois o seu pai não vai perceber a diferença entre um vinho premiado e outro do dia-a-dia. Talvez até prefira o segundo ao primeiro. A dica é escolher mais de um rótulo de até 20 reais de vinícolas nacionais, chilenas, argentinas, portuguesas e até australianas em oferta, fáceis de encontrar em supermercados e em sites de compras. E você entrega no mínimo duas, três garrafas de presente. Se ele gostar da brincadeira e o vinho se tornar um hábito, no ano que vem você terá de consultar um especialista.

Para o  pai que está começando a se interessar por vinhos...
Seu pai já não é mais um principiante, lê revistas, livros e quem sabe é até crítico ao ler um rótulo. Pode estar    evoluindo na percepção do gosto e descobrindo novidades . Este é o presente que ele espera do seu filho, até como reconhecimento desta sua nova habilidade. Se o seu pai já tem uma adega, consulte os rótulos armazenados, eles podem dar uma dica de suas preferências. 

Para o pai que é especialista...
Aqui temos um problema. Todo mundo tem sempre a mesma ideia, afinal papai é um enófilo juramentado, capaz de distinguir um vinho pelo aroma, que reconhece a região pelo rótulo e é até capaz de recitar de cor as principais safras de cada país. Ou seja, para o resto da família papai é um conhecedor nato e presentear com uma garrafa pode significar entrar em terreno minado. Se você tem dinheiro disponível, a solução é fácil, vá até uma boa loja ou sites de importadoras e procure aqueles rótulos com boa pontuação de RP, Wine Spectator etc e não tem muito erro, tem vinhos  muito bacanas selecionados por eles. Se a grana está curta, um conselho, esqueça o vinho e parta para um produto relacionado, por exemplo um bom livro sobre o tema, um saca rolhas moderno, taças estilosas ou simplesmente um brinde em agradecimento por ele fazer parte da sua vida!
O importante, é lembrar do papai!.


(*) Sommelière Level3, Certificado WSet, Instrutora de Gastronomia

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem