Festival de Trufas na Locanda della Mimosa

O evento reserva iguarias


O Restaurante da Locanda della Mimosa se prepara para receber a mais apaixonante viagem gastronômica do ano. Trata-se do tradicional Festival de Trufas que ocorre de 01 a 04 de dezembro e que contará com menu assinado pelo chef italiano Danio Braga. 
Os pratos ainda não foram revelados, mas o que podemos adiantar é que o evento reserva iguarias que irão agradar aos mais diversos e refinados paladares. Nele, os participantes poderão apreciar as mais raras delícias vindas diretamente da região de Alba, na Itália.
O Festival na Locanda della Mimosa tem a duração de quatro dias, para mais informações ou reservas o telefone de contato é (24)2233-5405 ou através do e-mail locanda@locanda.com.br.

Restaurante
Conhecido como um dos restaurantes mais estrelados no Brasil e no exterior, a Locanda prima pela excelência em todos os aspectos. Desde a qualidade das refeições servidas até os ingredientes utilizados, tudo passa pela observação minuciosa dos chefs, que acompanham de perto todo o processo. Todos os pratos são preparados com cuidado e com ingredientes selecionados para proporcionar uma verdadeira viagem gustativa ao paladar dos clientes.
O restaurante, que é localizado em um ambiente agradável, sofisticado e elegante é comandado pelo chef Danio Braga e por Paulo Duarte e é referência de uma boa mesa. Funciona todos os dias de 12h as 16h e das 20h às 23h.

 

Serviço      
Festival de Trufas
Data: de 1º a 4 de dezembro
Local: Locanda della Mimosa
Alameda das Mimosas, nº 30, Vale Florido – Petrópolis
Telefone: (24)  2233-5405
E-mail: locanda@locanda.com.br
www.locanda.com.br




Trufas brancas



Trufas brancas: espécie mais nobre de toda a família dos cogumelos


Se realmente existe uma iguaria que pode ser chamada de “dos deuses”, esse produto é a trufa.. Os primeiros registros de sua existência e utilização datam de 3.000 AC. Gregos e romanos já a utilizavam com regularidade na cozinha.

A trufa é um fungo subterrâneo muito apreciado pelo sabor e aroma característicos. São consideradas uma iguaria desde a época romana e consumidas em várias partes do mundo. Assim como os outros fungos, a trufa é rica em água contendo cerca de 80% a 90% de sua composição. Possui também proteínas, hidratos de carbono e baixo teor calórico, o que faz da trufa um alimento nutritivo e saudável.

Desenvolvem-se a uma profundidade de 20 a 40 centímetros abaixo da terra e estabelecem uma relação de simbiose com as raízes de árvores como o carvalho e a castanheira. A trufa, por ser incapaz de realizar a fotossíntese, captura nutrientes das raízes de árvore. Já ás árvores extraem os sais minerais vindos das trufas. Por isso é uma relação de simbiose, pois há benefícios em ambas as espécies.

Para encontrar as trufas é necessário o auxílio de cães especialmente treinados que conseguem identificar a localização exata aonde se encontra o fungo. Caso contrário, são muito difíceis de serem descobertas. Depois de encontradas e com ferramentas apropriadas, cava-se o local para recolher a trufa, tomando os devidos cuidados para não danificar as raízes das árvores. Só devem ser retiradas as trufas em bom estado de maturação, e devem ser armazenadas em baixas temperaturas.

A trufa branca de Alba é considerada o segundo alimento mais caro do planeta. Com seu preço entre US$1.350 e US$ 2.700 cada 100g, perde apenas para o caviar.






Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem