Cozinha funcional: porque não basta ser bom, tem que ser saudáve


Pão funcional multigrãos



por Anna Paula Di Cicco


Chef Kátia Metello
Com o tempo cada vez mais escasso e a dificuldade de encontrar produtos de qualidade, Kátia Metello chega quase como um anjo na vida de muita gente. Adepta e empresária da cozinha funcional, ela faz questão de produzir porções de qualidade de vida com um sabor pra lá de especial.
Foi em 2014, por causa de um problema de intolerância alimentar, que a chef iniciou uma linha de pratos, pães e bolos mais saudáveis. “A ideia de segmentar a culinária veio da dificuldade de encontrar produtos mais saudáveis, frescos e com bons ingredientes. É quase impossível conseguir um produto sem conservantes, corantes e etc.”, explica.

E os ingredientes que passeiam pelas panelas da 'Cozinha da Kátia' são especiais: vão de óleo de côco, passando pelo azeite extra virgem e salpicando temperos naturais, que não podem faltar. Diferente dos corantes, realçadores de sabor, adoçantes artificiais e conservantes, que têm entrada barrada na cozinha funcional. Açúcar e sal? Somente com moderação!

Mas esse cuidado todo tem história, tem tradição e muitas lembranças! “A cozinha pra mim é um local de reunir a família, um lugar mágico. Desde pequena estava acostumada com as tias mineiras cozinhando. Cada uma tinha uma especialidade: queijos, bolos, feijão... Era tudo feito no sítio e a comida era saborosa demais. Então eu tenho essa memória afetiva que relaciona família com comida feita com afeto. É o que procuro fazer na minha cozinha. Apesar de ser um ambiente industrial, sempre estou personalizando e fazendo os mesmos pratos que preparo para minha família”, conta.

Quiches sem farinha feitas com base de grão de bico.
Sorte dos clientes, que toda semana podem escolher um menu diferente mas elaborado com o mesmo carinho. Kátia faz entregas todas as quartas e sextas, seja na casa ou no trabalho do cliente, mas é a segunda-feira que traz o diferencial. “Eu passo o menu toda segunda para escolherem e saberem das novidades. Faço questão de falar com cada cliente. Escuto muito a opinião e isso me ajuda a saber o que gostam e o que querem”, conta.

E não é só a falta de tempo que faz com que as pessoas procurem a 'Cozinha da Kátia'. O principal ingrediente dessa receita é a credibilidade! “As pessoas não caem mais nessa de 'rótulo verde', achando que faz bem. Elas sabem ler os ingredientes. As pessoas querem comer melhor. Não basta ser um pão gostoso, tem que fazer bem à saúde e não engordar. É isso que tento fazer”, ressalta.

E pra quem ama o que faz, trabalho se confunde com lazer e lazer vira trabalho. Com ela não seria diferente. “Quando tenho tempo eu gosto de caminhar, pedalar, tomar sol e curtir meus bichos e as crianças. Também adoro ler. Tenho uma biblioteca enorme de livros de culinária. Uso para me inspirar. Adoro o que faço! Consegui transformar meu hobby de cozinha em um trabalho que me traz muita alegria”, comemora.

Serviço
Cozinha da Kátia
www.cozinhadakatia.com.br
WhatsApp: (24) 98827-6771
vendas@cozinhadakatia.com.br


Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem