Pais de avental: cozinha também é lugar pra eles!


Bruno Mattos preparando comida japonesa (Foto: Cláudia Abreu)

por Anna Paula Di Cicco
Quem inventou esse papo de que cozinha é lugar de mulher, está completamente enganado! A verdade é justamente o contrário. Eles vêm ganhando gradativamente o cômodo mais saboroso da casa. E não estamos falando dos Chefs, não. São homens comuns, com suas profissões, mas que adoram 'esquentar a barriga no fogão'.
E já que agosto é mês dos pais, o fotógrafo Bruno Mattos se esforça pra agradar os pequenos quando o assunto é comida. “Aprendi a fazer comida japonesa para meus filhos, que também são apaixonados por essa culinária”.
Ele, que antes de se dedicar aos cliques, trabalhou por anos na área comercial, em 2008 sentiu que o amor à fotografia fazia todo sentido ao ver publicadas as suas primeiras fotos publicitárias.
'É de comer com os olhos'. O ditado vira a legenda perfeita quando unimos as artes da fotografia com a culinária. Apesar de trabalhar com fotos de casamento, Bruno costuma registrar seus feitos gastronômicos, o que deixa muita gente com água na boca!
Falando em casamento... Bruno e sua esposa não só trabalham juntos, como também dividem espaço na cozinha. “Sou casado com a Claudia desde 1999. Ela adora cozinhar e me ensinou muitas coisas”, comenta Bruno, que prefere não definir qual sua especialidade nos pratos. “Difícil falar uma só. Ela me pede sempre pra fazer vários pratos, como carne assada com provolone e pizza de cebola”.

Flávio Flarys no preparo de massas artesanais
E quem gosta de cozinhar, gosta também de servir. “Na minha família temos o costume de nos reunirmos em volta da mesa. Costumamos fazer isso cada vez na casa de um casal e o cardápio é sempre variado, passando por fondue, comida japonesa, pizzas e massas”.
Outro papai que tem o dom de receber bem é o jornalista Flávio Flarys. Ele e sua esposa Kefrine até cardápio fazem quando resolvem convidar os amigos para algum jantar mais elaborado. Em certa ocasião, Flávio uniu a gastronomia de 20 países no que ele mesmo descreveu como “um passeio por sabores, temperos e sensações de todo o mundo – Por trás de cada iguaria, uma divertida e curiosa história”.
Se a descrição do texto chamou a atenção, isso tem resposta. É que Flávio é jornalista e apresenta o 'Sabores e Bastidores', que vai ao ar todos os sábados durante o RJ Inter TV 1ª edição. Para ele, que é apaixonado por gastronomia, apresentar o quadro é como misturar um pouco de lazer ao trabalho.
E não é de hoje que ele tem esse privilégio de se divertir no emprego. Antes do 'Sabores', Flávio já teve uma coluna de gastronomia quando era editor do portal G1. Tenho a sorte de trabalhar sempre com assuntos que considero os mais divertidos! “Já fiz um programa chamado Rio Maravilha, na Record, que era sobre turismo, durante muito tempo trabalhei na Fla TV, cobrindo o dia-a-dia do Flamengo, meu clube de coração, e hoje me deleito no quadro Sabores e Bastidores”.
Papai de primeira viagem, ele também bota a mão na massa quando o assunto é a alimentação do pequeno Vinícius. “Embora não tenha muito tempo disponível, faço questão de preparar as papinhas do Vinícius, que são bem caprichadas, heim! Nada de misturar tudo no liquidificador. Ele tem nove meses agora e já está acostumando-se com os sabores de cada alimento separadamente”.
jornalista e apresentador do quadro 'Sabores e Bastidores’ 
E apreciar os alimentos desde pequeno parece ser coisa de família. Flávio é filho único e lembra que quando a mãe ia pra cozinha, ele sempre a acompanhava. “Eu tinha cerca de 5 ou 6 anos e já ajudava, pegando os ingredientes e prestando atenção nas receitas. Com cerca de 20 anos passei a desenvolver meus próprios pratos. Mas foi em 2010, com 30 anos, que passei a estudar com mais afinco receitas tradicionais”.
Sem tempo ruim, Flávio garante que, sem bem feita, encara todo o tipo de culinária. “Gosto de tudo! É sério. Do salgado à alta gastronomia, quando algo é bem feito, eu vou ficar feliz. Já em casa posso dizer que sou de fases. Atualmente, tenho preparado muitos pratos das culinárias indiana e tailandesa”, finaliza.


Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem