Gastronomia japonesa: a tradição nipônica em sua mais saborosa forma

Chef Nunes San

por Anna Paula Di Cicco
Cores, formas, sabores, texturas... São inúmeros e deliciosos adjetivos que decifram a gastronomia japonesa. Essa cozinha, cheia de rituais, faz jus à tradição milenar que é repleta de detalhes e por isso tão valiosa e respeitada por todas as gerações.
Mas nem só para os japoneses brilham os sushis! A culinária que não era tão apreciada a cerca de duas décadas atrás, hoje já caiu no gosto do brasileiro e tem feito cada vez mais parte das refeições rotineiras. A popularidade do menu é tamanha que os sushimans têm buscado criar sempre novidades para a clientela, como as variações com bananas, couve e cream cheese, entre outros.
E já que o assunto é comida japonesa e tradição, nada mais tradicional no Valparaíso do que o Kinpai. Há quase dez anos no bairro, o restaurante japonês é um dos charmes que compõem o cenário do Polo Gastronômico de Petrópolis. Cheio de detalhes, tal qual a tradição nipônica requer, o ambiente é uma pequena viagem a terras orientais.
Uma ponte de arquitetura oriental que atravessa um laguinho de carpas é o cartão de boas-vindas. Dentro, bambus, cerâmicas, quadros, iluminação e tudo que protocola um típico restaurante japonês. Na lista ainda podemos incluir as mesas em uma sala mais reservada, aquelas tradicionais, onde os clientes comem sem sapatos e sentados em tatame.
Tanto cuidado não se resume apenas à decoração. O ápice do Kinpai está exatamente onde deve estar: na gastronomia. Comandado pelo Chef Nunes San, proprietário do restaurante, o cardápio agrada a todos que saboreiam seus quitutes. Há mais de 20 anos exercitando seu lado sushiman (naquela época, quando citamos que os restaurantes japoneses ainda nem faziam sucesso no Brasil...), Nunes foi discípulo de Hiroshi Hiwatashi, do Santory, considerado um dos melhores restaurante japoneses de São Paulo.
Apesar dos queridinhos dos brasileiros serem os peixes e frutos do mar, vale lembrar que a culinária japonesa abrange muitas outras coisas. O gohan (arroz) e o missoshiru (sopa de pasta de soja) são indispensáveis para eles em qualquer refeição. E toda a variedade de quentes e frios; crus, cozidos, fritos, assados e grelhados, seja qual for, o Chef Nunes sempre apresenta de uma forma criativa e ornamentada.
Segundo Néa Bernardo, sócia-proprietária do Kinpai, a crise pode ser driblada sim. Basta ter criatividade! “Nós temos um cronograma semanal. Segunda-feira tem dose dupla com cardápio exclusivo a partir das 18h. Às terças e quintas temos rodízio completo e às quartas-feiras temos rodízio de temakis. Então, os dias que seriam bem mais fracos, a gente consegue manter o movimento com os preços mais atrativos”, sugere.
Ficou com água na boca? O Kinpai ainda trabalha com delivery, tem almoço executivo de 2ª à 6ª, das 12h às 16h; e ainda faz eventos personalizados como casamentos, festas temáticas, aniversários e etc. (Bom apetite)!!!


Kinpai Sushi
Rua Gonçalves Dias, 423 – Valparaíso
Funcionamento: 2ª a sábado – das 12h às 0h
Tel: (24) 2248-8622

Kinpai Temaki
Rua Dr. Nelson de Sá Earp, 236 - Centro
Funcionamento:  2ª a sexta das 12h às 22h

Tel: (24) 2237-9116

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem