Papo de Adega: Vinhos para o ano que se inicia!

E chegou 2016...
E com eles os vinhos que harmonizam com o verão, que chegou a muito tempo!         
Mais um ano novinho, e o Papo de Adega trás novidades! Nas próximas 12 edições , vamos falar das principais uvas vitiviníferas. Assim, você que é um apreciador de carteirinha, terá a possibilidade de conhecer na intimidade a sua casta predileta!



por Flávia Medeiros*
Se no inverno sentimos vontade de beber uma taça de um tinto encorpado e cálido, já no calor, o nosso corpo nos pede bebidas refrescantes, ligeiras que se bebam a temperaturas baixas, então é aí que está a chave do tipo de vinho que temos que escolher. Na verdade e só “escutar” o que o nosso organismo está querendo falar.
Se pensarmos quais são esses vinhos que tem estas características vamos encontrar facilmente o vinho adequado para acompanhar estes dias de verão que começam.
O que refresca num vinho é sua acidez, e ela é o elemento principal do equilíbrio dos vinhos brancos, lembrando que a acidez está em constante declínio, pelo tanto os vinhos que irão ter esta características são exclusivamente os vinhos mais jovens. Não adianta pensar só no tipo de uva, mas sempre estar muito atento a idade do vinho.
Os Sauvignon Blanc 2013, 2014 por exemplo, serão extremamente refrescantes, já que sua acidez estará intacta, muito intensa, entregando aquele lado vivo e nervoso que é a “marca registrada” dos vinhos elaborados a partir de esta uva.
A Sauvignon Blanc é a uva que melhor acompanha os dias quentes de verão, com esse clima que nos bronzeia a pele. Uma taça de um vinho desta uva se converte num elixir, numa delicia de frescor!
Não tem melhor momento que um dia de piscina e uma taça de Sauvignon Blanc bem gelado sempre a mão.
E a comida?
Se agora pensarmos nos tipos de alimentos que nosso organismo prefere nos dias quentes, lógico que não vai ser o churrasco, mas sim um peixinho fresco, talvez um Ceviche ou até uma salada verde. É aí que aparece de novo a magia do vinho, desta uva, que se adapta maravilhosamente a este tipo de preparações, ou seja, o Sauvignon Blanc combina com a praia, com o sol, e também com esses momentos descontraídos durante o clima de verão.
Importante é que tenham sempre cuidado e atenção de escolher vinhos jovens, pois irão apresentar uma acidez mais marcante, que é de fato o que vai ser importante em termos de equilíbrio e da qualidade do vinho.
Até a próxima!

(*)Consultora em vinhos e com especialização na área. No Brasil é uma das poucas profissionais que conta com a certificação Wine & Spirit Education Trust – Level 2. 
Contato: chateaumedeiros@hotmail.com 




Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem