Gastronomia da Região Serrana é destaque no prêmio Maravilhas RJ


A Região Serrana foi o grande destaque da premiação do projeto Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio de Janeiro - 2015. Concorrentes das cidades de Nova Friburgo, Petrópolis e São José do Vale do Rio Preto venceram em sete das 12 categorias em disputa e ainda levaram um dos prêmios especiais. O evento, que contou com a apresentação da atriz Juliana Martins e da chef Flávia Quaresma, aconteceu na noite dessa quinta-feira, dia 3, no Palácio Guanabara, sede do Governo do Estado.
A cerveja Ranz Capineira, a geleia de morango da Doçuras da Suely, a linguiça de lombinho da Defumados Friburgo e o mel silvestre do Apiário Amigos da Terra, todos eles de Nova Friburgo, venceram nas categorias “Cervejas”, “Doces e Compotas”, “Embutidos” e “Mel”, respectivamente. Na categoria “Cafés”, o vencedor foi o Café Tassinari da reserva especial, de São José do Vale do Rio Preto. Representantes da cidade de Petrópolis, as mini berinjelas recheadas com nozes da Arte em Conservas e o iogurte de leite de búfala dos laticínios Latte Buono, venceram nas categorias “Conservas” e “Laticínios”.
Os demais vencedores foram: Da Água – Vieiras (Angra dos Reis), Cachaças – Coqueiro Ouro (Paraty), Queijos – Queijo de ovelha curado tipo amanteigado do sítio Solidão (Miguel Pereira), Pastas e Patês – Patê de fígado de aves da Green Man Farm (Inconfidência – Paraíba do Sul), e Da Terra – Banana agroecologica (Vargem Grande). Ao todo, os finalistas receberam cerca de 40 mil votos populares, que tiveram peso 3 na disputa, além dos votos dos consultores do projeto, que contaram com peso 7.
Também foram conhecidos os vencedores dos prêmios especiais escolhidos pela equipe de consultores e comissão organizadora do prêmio. Participaram desta disputa personalidades e instituições de diferentes segmentos, que atuam com o fortalecimento, divulgação e valorização da gastronomia fluminense. O vencedor do prêmio Instituição foi o Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal, formado por trinta famílias de Petrópolis e dos municípios do entorno, que foi pioneiro em produção orgânica no Estado e comercializa mais de 120 variedades de alimentos de modo sustentável. Já o prêmio Personalidade foi para Teresa Corção, chef e presidente do Instituto Maniva, que busca aproximar consumidores e produtores, articulando uma rede de cozinheiros e profissionais ligados à gastronomia.
“A cada ano que passa vemos que estamos contribuindo, cada vez mais, para o desenvolvimento sócio-econômico do Estado, por intermédio da sua produção gastronômica, e valorizando e difundindo a cultura do gosto regional, que é a nossa principal meta”, diz o jornalista Chico Junior, idealizador do prêmio. Chico é escritor, pesquisador da gastronomia brasileira e autor dos livros “Roteiros do Sabor Brasileiro” e “Roteiros do Sabor do Estado do Rio de Janeiro”.
O projeto tem o patrocínio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do SENAC RJ e Supermercados Zona Sul, além do apoio da Fecomércio RJ.

Serviço:
Vencedores Maravilhas Gastronômicas do Estado do Rio – 2015
Da Água – Vieiras (Ilha Grande/Angra dos Reis, Costa Verde)
Cachaças – Coqueiro Ouro (Paraty, Costa Verde)
Cafés – Tassinari  Reserva Especial (São José do Vale do Rio Preto, Região Serrana)
Cervejas – Ranz Capineira (Lumiar – Nova Friburgo, Região Serrana)
Conservas – Mini berinjelas recheadas com nozes da Arte em Conservas (Vale das Videiras - Petrópolis, Região Serrana)
Pastas e Patês - Patê de fígado de aves da Green Man Farm (Inconfidência, Paraíba do Sul)
Doces e Compotas – Geleia de morango da Doçuras da Suely (Nova Friburgo, Região Serrana)
Embutidos – Linguiça de lombinho da Defumados Friburgo (Nova Friburgo, Região Serrana)
Laticínios – Iogurte de leite de búfala do laticínios do Rancho Lo Buono (Secretário - Petrópolis, Região Serrana)
Mel – Mel silvestre do Apiário Amigos da Terra (Nova Friburgo, Região Serrana)
Queijos – Queijo de ovelha curado tipo amanteigado do sítio Solidão (Miguel Pereira, Centro-Sul Fluminense)
Da Terra – Banana agroecológica (Vargem Grande, Rio de Janeiro)

Prêmios especiais

Instituição - Grupo de Produtores Orgânicos do Brejal (Petrópolis, Região Serrana)


Personalidade - Teresa Corção (Instituto Maniva)

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem