Um toque de brasilidade na cozinha italiana


Polenta frita gratinada no molho de carne com redução de vinho tinto. (Divulgação)

por Anna Paula Di Cicco
A Trattoria S'a Carola, tradicional casa de gastronomia italiana de Petrópolis, inova e dá um toque de brasilidade aos novos pratos que compõem seu delicioso menu. Seguindo à máxima italiana "mangia che te fa bene", o chef Marcelo Pieri, agregou novos sabores que remetem ao paladar de grande parte da nossa população, que é ítalo-brasileira, ocasionando maior prazer ao ritual da refeição.
Segundo a chef de cozinha da trattoria, Carla Ferreira, a mudança começou quando foi notada a necessidade de variar o cardápio devido à maioria dos clientes da casa ser assídua, inspirando assim um leque maior de opções para atendê-los. Alguns clientes já pediam o tradicional arroz branco, entre outros quitutes da gastronomia brasileira. E, atendendo a estes pedidos, sem anular os tradicionais pratos da casa, o novo menu foi elaborado.
A ideia foi aplaudida e está sendo muito bem aceita. "É comum hoje as pessoas virem almoçar na S'a Carola e pedir bife a rolê com arroz branco e maionese de batata. Também criamos outras variações como polenta frita com molho na redução de vinho, dobradinha com feijão branco e panqueca de carne com batata sauté, entre outros. O menu italiano também tem novidades, como o gnocchi de queijo e presunto, que é bastante pedido no almoço executivo", comenta Carla.
Já aqueles que não abrem mão da tradicional massa fresca produzida na cozinha da S'a Carola, mas querem provar os acompanhamentos dos novos pratos, podem ficar tranquilos, pois o arroz pode ser substituído pela sua massa de preferência: spaghetti, penne ou tagliarim.
Outra novidade, que vai agradar principalmente os papais e mamães, é o menu kids. São duas opções de cardápio que fazem a cabeça da criançada: arroz branco com bife e batata frita ou spahetti à bolognesa. As combinações estrearam neste mês e já são o maior sucesso.
Apesar de todas as alterações, a grande pedida da vez tem sido os risotos. Elaborados com opções que vão do camarão ao filé mignon, passando por ingredientes como o queijo gorgonzola, funghi e presunto parma, o prato é uma explosão de sabores. E quem já provou confirma que tem "gostinho de quero mais".
As bruschettas, lasagnas e o famoso gnocchi com carne assada, que surgiram junto com a casa, continuam a todo vapor e fazendo parte da maioria dos pedidos do restaurante. As saladas preparadas com mix de folhas e diversos ingredientes como nozes, damascos, tomate seco e azeitonas, também trazem variações. Elas são servidas como prato principal e vêm acompanhadas de camarão, frango e lascas de parmesão, entre outros. No almoço, elas roubam a cena e chegam em pequenas porções como entrada do executivo.
Vale ressaltar que todas essas delícias ainda são degustadas em um ambiente super aconchegante, com decoração italiana, cheia de charme. Nesse inverno, a lareira aquece o salão e a extensa carta de vinhos completa o serviço. Música ambiente, velas e ótimo atendimento são o toque especial para deixar a noite de qualquer petropolitano perfeita. Mangia che te fa bene!


Serviço
Trattoria S'a Carola
Rua Gonçalves Dias, 414 - Valparaíso
Telefone para reservas: (24) 2237-9562
Almoço executivo de 3ª a 6ª feira, das 12h às 16h.
Funcionamento de 3ª a sábado, das 12h à meia-noite.
Domingo abre para almoço, das 12h às 16h.

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem