Rabanada garante a tradição na mesa natalina


O doce vendido na Padaria Sul América é vendido desde a inauguração da casa

Falta menos de um mês para o Natal e já é hora de começar a pensar nos preparativos para a grande noite, especialmente nas guloseimas. Uma delícia que não pode faltar nesta data é a rabanada. 
As rabanadas são pequenas delícias muito apreciadas na época do natal. É uma sobremesa muito simples de fazer e que causa muito efeito. São feitas de pão e podem ser servidas polvilhadas com açúcar e canela. As mais sofisticadas, que incluem vinho do Porto, leite condensado, mel, e o que a imaginação permitir.
Em Petrópolis, a Padaria Sul América – fundada e administrada por empresários portugueses – é um dos principais pontos de venda do doce. 
– Nossa receita é de família e vem sendo fabricada desde a inauguração da casa. O número de pedidos e grande e a cada ano os números se superam – conta João Possidente. 
E não para por aí. A Sul América, também possui uma linha especial de pães, como o já tradicional panetone, bolos e tortas para as festas de fim de ano.

Origem do nome
A rabanada é um prato típico português e o Brasil herdou de lá esta maravilha. O nome já
existia também em Portugal, principalmente ao norte do rio Mondego. Ao sul do rio era conhecida como “fatia dourada” ou “fatia-de-parida” (ou ainda “fatia de mulher parida”).
A Rabanada era assim chamada por causa de uma lenda: Uma mulher pobre, sem ter quase nada para comer, precisava alimentar seu filho recém nascido. Seu único alimento eram restos de pão dormido molhados com leite adocicado. A mulher teve tanto leite que amamentou seu filho e ainda sobrou pra amamentar outras crianças também! Dessa forma, a rabanada acabou virando símbolo de prosperidade e fartura, sendo servida nas festas de fim de ano.
Outra lenda diz que toda mulher rica que se tornava mãe, era alimentada com rabanadas para aumentar o leite da gestante. Na França também tem Rabanada, mas lá chama-se: Pain perdu.


SERVIÇO
Padaria e Confeitaria Sul América     
Rua do Imperador, 1033 – Centro -  Petrópolis 
Telefone: 2242-3156 / 2243-8767


Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem