Grandes ceias de natal com preocupação zero

Praticidade é a palavra da vez. Sem deixar a qualidade e a tradição de lado, ceias natalinas podem ser encomendadas, tirando o trabalho do calendário que agora pode contar apenas com a diversão.

Assado de feijão fradinho e castanha de caju

por Anna Paula Di Cicco
Em tempos modernos nem sempre é fácil manter a tradição. Mas, inexplicavelmente, nesta época do ano, o espírito natalino aflora e nos remete às fartas ceias, compostas pelos pratos típicos, regados a muito glamour e elaborados com distinta decoração. No entanto, no cotidiano atual, onde o tempo é cada vez mais escasso, passar dias antecipando o cardápio da data mais nobre do ano nem sempre é possível.
Por isso, a fim de facilitar a vida dos “ocupados de plantão”, o Caderno de Gastronomia do Jornal Petrópolis em Cena selecionou algumas opções de ceias prontas, da mais alta qualidade, para facilitar a vida de quem não tem tempo de chefiar a cozinha, mas também não abre mão dos sabores do natal. Entre pernis, lombos e tenders, algumas sugestões bem particulares também prometem inovar a data dos petropolitanos.
A Chef Sonia Marambaia, da Serra Delícias, além dos pratos principais, saladas e folhados,
oferece também entradas de dar água na boca. Canudinhos recheados e tartelletes de gorgonzola com maçã são algumas das opções de encomenda. No entanto, o destaque fica com as cestinhas de camarão (foto), que além de deliciosas, têm um visual incrível para dispor à mesa. Para os festeiros mais tradicionais, Sonia preparou receitas especiais de Tender fatiado com frutas e fios de ovos caseiros, que cai muito bem acompanhado por sua farofa de coco e o arroz sete grãos com nozes.  
Já Trattoria S’a Carola, presente nas últimas ceias de diversas famílias, também criou um menu especial a fim de deixar qualquer mesa farta sem trabalho algum. Entre os pratos mais procurados estão o arroz de ervas, o pernil, a torta de bacalhau e as bruschettas. Porém, não tem um só cliente que já tenha provado as famosas rabanadas recheadas do Chef Marcelo Pieri que não tenha se apaixonado. Esperadas durante todo o ano chegou a época delas voltarem às mesas. Recheadas de doce de leite, geleia de damasco ou goiabada, essas delícias se tornaram as queridinhas do Natal serrano.
Mas há também aqueles que fazem questão de elaborar algo diferenciado e colocar a mão na massa. E como ninguém pode ficar de fora dessa festa maravilhosa, separamos uma sugestão de prato vegano que garante surpreender até os mais tradicionais. A Chef Bia Gonzaga criou um assado de feijão fradinho e castanha de caju que tem um visual super bacana e é cheio de texturas e sabores.

Receita 
Refogue 2 colheres de gengibre ralado, 2 dentes de alho, 1 cebola e 1 xícara de alho-poró, picados. Dispense a água de molho do feijão. Processe até ficar bem triturado. Misture 1 xícara de castanha de caju, 1 colher de sopa de curry, 1 colher de chá de cominho, duas colheres de azeite, duas colheres de sopa de tomilho, manjericão picado, cebolinha e sal a gosto.
Para o recheio, refogue em azeite 1 colher de sopa de gengibre ralado e acrescente ½ xícara de amêndoas laminadas, torrando ligeiramente. Refogue 1 xícara de vagem em fatias finas e ½ xícara de pimentão vermelho por dois minutos e misture às amêndoas. 
Forre uma forma com papel manteiga e unte com óleo. Espalhe uma camada generosa da massa e recheie com uma camada estreita do refogado no centro. Com o auxílio do papel enrole como um rocambole. Embrulhe com o mesmo papel e leve ao forno a 200 graus por cerca de 40 minutos. Sirva quente.

Encomendas
  • Serra Delícias - (24) 2243-7947
  • Trattoria S’a Carola - (24) 2237-956 



Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem