terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Alimentação no pós-festas de fim de ano


Alimentos ricos em vitamina C possuem propriedades diuréticas e antioxidantes (Divulgação)


por Gabriela Guimarães*
Final de ano é inesquecível, não é mesmo? O que comentar das receitas mais fabulosas que aparecem na ceia de Natal e Réveillon: lombo assado, peru, chester, bolos recheados, roscas doces, panetone, tortas, pudins… Nossa realmente é demais!
Abusou nas suas refeições? Bebeu demais também? “E agora?” você está me perguntando… bem… eu digo que você já sabe o que fazer. Imaginou? Eu lhe digo: você terá que maneirar. Como? Olha só:
Você terá que buscar uma alimentação saudável mais leve. Nada de pular refeições ou se matar na academia. O segredo é comer várias vezes ao dia, mas em pequenas quantidades. Porque o fracionamento das refeições faz com que o organismo aproveite melhor os nutrientes dos alimentos. Assim, fica mais fácil de perder peso, pois seu organismo sabe que a cada três horas virá alimento e não precisará estocar aquilo que ele acabou de digerir. Então, você precisa se alimentar de alimentos menos calóricos, ricos em vitaminas, minerais e fibras. Como por exemplo, as frutas, os peixes, as verduras e legumes. É sábio que se consumirmos frutas, saladas no almoço e jantar traremos grandes benefícios para nossa saúde. E é isso que você deve fazer!
Saiba que é importante você dar importância aos alimentos ricos em vitamina C (laranja, acerola, tomates, brócolis, morango, ervilhas, pimentão vermelho etc.) porque eles possuem propriedades diuréticas e antioxidantes. E como você deve ter consumido muitos alimentos ricos em gorduras, isso vai ajudar! Não se esqueça de beber muita água, tanto pela sua hidratação e também para ajudar o rim a filtrar melhor e eliminar as toxinas! Faça sim atividade física, mas sem exageros.
O bom senso é a chave para você retornar a sua rotina. Mas lembre de que a alimentação saudável deve ser sua rotina na sua vida saudável!

SUCO VERDE DETOX
Ingredientes:
½ batata Yacon crua
2 folhas de couve
Folhas de hortelã
100 ml de água ou água de coco
1 talo de aipo
Rodelas de gengibre
1 colher de chá de chia

Modo de preparo:
1) Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar em seguida. Tomar 1 copo de suco ao dia, preferencialmente ao acordar.
2) Possui compostos detoxicantes presentes na couve e digestivos presentes no abacaxi. A batata yacon é fonte de prebióticos e ajuda no controle glicêmico.
3) Ideal para consumir no período pós-festas e durante a TPM. Ajuda a diminuir o inchaço.

(*) Nutricionista
Clínica Doutor Fragoso Borges
Tel: (24) 2237-5556



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