Papo de Adega: é Primavera!

PAPO DE ADEGA
por Flávia Medeiros *

É Primavera!

Você sabia que na estação mais colorida do ano, acontece o equinócio?  Sabe-se que o sol nasce exatamente no ponto Leste e se põe no Oeste. A palavra equinócio vem do Latim, aequus (igual) e nox (noite) - “noites iguais”, período em que o dia e a noite duram o mesmo tempo. Ou seja, teremos mais tempo para desfrutar de bons momentos e degustar um vinho com mais tempo.  As flores são destaque da estação, e enchem nossos olhos com sua beleza. Rosas, gérberas, hibiscos, margaridinhas, orquídeas (ahh...minha predileta), tulipas,jasmim, hortênsia, violeta, dama-da-noite. Quantos aromas hein!


 A estação das flores também oferece boas dicas de harmonização

E agora? Abandono os tintos potentes e degusto os brancos florais? E os Roses? O que fazer?
Para comemorar e aproveitar esta estação com tudo o que temos direito inclusive os melhores vinhos que harmonizam com ela, devemos levar em consideração a leveza, os tons claros e a tendência de pratos mais leves e que farão sucesso com toda a certeza! São espumantes, vinhos brancos, vinhos rosados, vinhos de sobremesa e vinhos tintos leves. Escolha o seu! A primavera traz uma abundância de excelentes produtos frescos, como pimentões coloridos e aspargos saborosos, que ficam excelentes quando acompanham aves e peixes. O famoso bife de carne, também muito apreciado entre os brasileiros, pode vir acebolado numa redução de vinho branco. Enfim, deixo a elaboração dos pratos para os Gourmets e Chefs de plantão, mas com a dica de que as bebidas que melhor acompanham essa estação são; vinhos brancos refrescantes, rosés delicados e tintos leves.
Não deixe a primavera passar sem harmonizá-la com essas castas: Chardonnay  jovem ou de barrica, indicado para pratos mais encorpados ou não, eles fazem bonito, com boa acidez, estrutura e tons de dourado diferenciados. Os Sauvignon Blanc são leves e  possuem tons verdeais que surpreendem aromaticamente e na harmonização com queijos leves e saladinhas especiais, ficam divinos.
Quantos tons de rosés você conhece? Eu conheço alguns!  No Velho ou Novo Mundo vão de tons casca de cebola ( Provance) à cerejas e acastanhados tijolo, colorem as mesas, deixam uma foto mais elegante, além serem ótimos na harmonização.

Mas e os tintos?
Sim, porque não? Não há necessidade de se degustar um de graduação alcoólica 14% , temos tintos de 11,5% - 12%, de safras jovens que participam da primavera com muito aroma de dama da noite e cor rubi jovem, Cabernet Sauvignon e Merlot  são boas escolhas.
Então, agora que você já sabe que pode ter boas experiências, é hora de ir às compras e aguardar a estação das flores com um belo vinho nas mãos, ou melhor, na taça!
Tenho certeza que será uma Estação de gratas surpresas e encontros inesquecíveis!  Até a próxima!

(*) Flávia Medeiros
Consultora em vinhos e com especialização na área. No Brasil é uma das poucas profissionais que conta com a certificação Wine & Spirit Education Trust – Level 2. Contato: chateaumedeiros@hotmail.com 



Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem