Nutrição: Intolerância à Lactose

         
                 No X da Saúde existe uma infinidade de produtos sem lactose para a sua dieta. (Divulgação)

É cada vez mais crescente o número de casos de pessoas que desenvolvem a intolerância à lactose, não só na infância, mas também na fase adulta. Segundo a nutricionista Elizabeth Colvet, estima-se que 70 % das pessoas apresentam quadro de intolerância à lactose.
– Isto acontece por erro metabólico, o organismo não fabrica enzima suficiente  (lactase)  para metabolizar a proteína do leite e derivados.  Os sintomas clínicos aparecem de acordo com a quantidade ingerida de alimentos com lactose –, conta a especialista.
O leite sem lactose apresenta o mesmo teor de cálcio e de outros nutrientes, não deve haver preocupação dos pais quanto ao uso prolongado. Alguns pacientes desenvolvem a intolerância somente ao leite, outros também aos derivados, como iogurte, queijos, coalhada, e outros alimentos preparados com leite, mesmo em quantidade mínima.
A alergia ao leite é diferente da intolerância à lactose, é uma reação imunológica adversa à proteína do leite, independe da quantidade ingerida, mesmo um volume muito pequeno de leite de vaca, é o suficiente para desencadear a alergia.
– Hoje há uma variedade imensa de alimentos sem lactose no mercado. O paciente deve estar atento ao consultar as embalagens para se certificar de que o produto realmente é isento de lactose e analisar a composição de outros nutrientes essenciais à saúde – lembra.
Alguns sintomas podem indicar um quadro de intolerância à lactose como flatulência, distensão abdominal, dor abdominal, cólica, refluxo,  vômitos, dor anal e assadura.  Caso tenha alguns sintomas procure um gastroenterologista para fazer um teste de intolerância à lactose.

SERVIÇO
Elizabeth Colvet - Nutricionista
Evoluir – Rua 16 de Março 102, sala 203 – Edifício Ubatã, Telefones: 2237-7479 / 2246-0012.
Edifício Banespa – Rua Marechal Deodoro 79, salas 802 e 803 – Telefones: 2231-5446.
Shopping 2000 – Estrada União e Indústria 11590 – A sala 110 – Telefones: 2222-3925 / 9292-4183.

Fonte: Caderno de Gastronomia do Jornal Petrópolis em Cena - edição junho



Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem