Nutrição. Benefícios do óleo de abacate



Saiba como ele pode auxiliar na prevenção de doenças

Novidade no Brasil, o óleo de abacate já pode ser encontrado nas lojas Mundo Verde. Entre suas funções estão a prevenção de doenças cardiovasculares e da próstata, o controle da glicemia, auxiliando no tratamento da diabetes. Ajuda a proteger a saúde dos olhos, pele e cabelos, além de reforçar a imunidade e auxiliar no emagrecimento.
O óleo de abacate previne doenças cardiovasculares devido ao seu alto teor de ácido oléico, uma gordura monoinsaturada que auxilia na redução do LDL-colesterol e aumento do HDL-colesterol. Em sua composição é encontrado, também, o beta-sitosterol, que colabora para a saúde do coração, equilibrando os níveis de colesterol.
“O beta-sitosterol encontrado no óleo de abacate também é responsável por outros benefícios ao organismo. Seu consumo, pode auxiliar no tratamento da hipertrofia prostática benigna. Há evidências de que os fitoesteróis possam reduzir o risco de câncer de próstata”, explica Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde.
Estudos também mostram que o beta-sitosterol participa do controle da glicemia e dos níveis de insulina em pacientes diabéticos, sendo um coadjuvante no controle da doença. Seu consumo pode melhorar a imunidade, aumentando a atividade de células que agem matando micro-organismos invasores, sendo auxiliar no tratamento de infecções e doenças como câncer e HIV, também devido ao beta-sitosterol. Além disso, pode ajudar no emagrecimento reduzindo os níveis de cortisol, hormônio relacionado ao aumento da compulsão alimentar e do acúmulo de gordura na região abdominal. “O beta-sitosterol se associa às gorduras saturadas de outros alimentos bloqueando sua absorção pelo corpo. Este efeito pode ajudar na perda de peso e prevenção de doenças do coração”, completa a nutricionista.
Devido ao carotenóide chamado luteína, o óleo previne doenças nos olhos, como catarata e degeneração macular.
Seu altíssimo teor de vitamina E, de ação antioxidante, inibe a formação de radicais livres, ajudando a diminuir os sinais do envelhecimento.

COMO USAR
O óleo de abacate pode ser consumido puro ou utilizado em diversos molhos para tempero de saladas, para regar hortaliças cozidas, e na finalização de pratos quentes.
Comparado a outros óleos vegetais, o óleo de abacate é mais estável a altas temperaturas. Sendo assim, pode ser utilizado em preparações quentes, como refogados e frituras, sem alterar sua estrutura química.
Também utilizado como cosmético, pode ser aplicado diretamente sobre a pele, auxiliando na prevenção derugas, redução da flacidez e de manchas na pele. Aplicado sobre os cabelos secos, confere maciez aos fios.

Fonte: Bruna Murta – nutricionista da rede Mundo Verde.

RECEITAS
Molho pesto com óleo de abacate
Ingredientes:
1/3 de xícara (chá) de óleo de abacate
1 xícara (chá) de espinafre fresco
½ xícara (chá) de folhas de manjericão fresco
¼ xícara (chá) de nozes
1 dente de alho

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo.
Fonte: Bruna Murta - nutricionista da rede Mundo Verde.

Molho Vinagrete com óleo de abacate
Ingredientes:
¾ xícara (chá) de óleo de abacate
¼ xícara (chá) de vinagre de vinho branco
2 dentes de alho amassados
1 colher (chá) de cada erva: orégano, alecrim, manjericão e mostarda seca
Sal marinho e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de preparo:
Misturar todos os ingredientes em uma tigela. Levar à geladeira. Utilizar em saladas.
Fonte: Bruna Murta - nutricionista da rede Mundo Verde.

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem