Bebericando: Fuja da mesmice: harmonize sua ceia com uma boa cerveja


Que o vinho harmoniza muito bem com variados tipos de alimento todo mundo já sabe. O que poucos sabem é que a cerveja pode proporcionar excelentes combinações para a ceia de Natal e Ano Novo.
E para não cair no conservadorismo de achar que cerveja só combina com pratos simples como hambúrgueres, pizzas e aquele delicioso petisco de bar, separamos algumas dicas para que a ceia de Natal e Ano Novo este ano possam ter um toque especial e moderno, com as mais diferentes cervejas.
A BeerManiacs, distribuidora de cervejas especiais, tem os mais variados estilos e marcas para ajudar e facilitar na escolha para o jantar. Não é preciso ser um especialista para saber identificar os aromas e sabores presentes nas diferentes cervejas, é muito mais simples do que imaginamos.  Para fazer a harmonização perfeita do prato precisamos saber os ingredientes da receita e compararmos com as características da cerveja. Veja abaixo as dicas para as festas, com as cervejas selecionadas por Roberta Fiorini, Beer Sommelier da BeerManiacs.

CEIA DE NATAL
Nas ceias de Natal tradicionais o famoso peru está sempre presente, além de aves em gera l. A harmonização desses pratos depende do tipo de preparo e do tempero. A cerveja Brooklyn Lager vai muito bem com o peru e tender, pois possui um leve amargor, um dulçor proveniente do malte caramelo e suaves notas tostadas. Uma cerveja saborosa, suave, refrescante e muito versátil com comida.
Na hora de beliscar, a queridíssima castanha entra em cena. A cerveja espanhola de espuma cremosa e aroma de lúpulo, Estrella Damm Barcelona, cai muito bem com esse tipo de petisco. Frutas secas também não podem faltar na ceia, elas são a cara do Natal e vão super bem com a Affligem Dubbel, uma cerveja de cor avermelhada e sabor adocicado e levemente frutado.
Quem quiser apostar em um lombo de porco, cordeiro grelhado ou de forno e qualquer outra carne de sabor mais forte, a dica é a seguinte: abusar do teor alcoólico e do sabor da cerveja. A cerveja Meantime London Porter é uma ótima alternativa, pois possui a perfeita combinação de maltes tostados e caramelizados. Além de ser muito apreciada pelos londrinos, ela tem uma embalagem elegante que vai enfeitar a mesa de Natal.

CEIA DE ANO NOVO
Para combinar com calor e praia no Réveillon 2013, nada melhor que pratos leves como frutos do mar, bacalhau e saladas. Para peixes e mariscos, cervejas leves, com algum amargor e outras bastante aromáticas são boas opções. A Estrella Damm Inedit é uma delas. A mescla de maltes de cevada e trigo, a aromatização com lúpulos e especiarias como semente de coentro, casca de laranja e alcaçuz a torna uma escolha única.
Agora quem quiser apostar nos queijos como aperitivo, a cerveja belga Affligem Blond é muito convidativa. Os aromas sutis de mel e especiarias, aliados e um corpo macio e o baixo amargor fazem da cerveja uma excelente opção.

SOBREMESAS
E não dá para esquecer o melhor da noite: os doces! O difícil é esperar para apreciar essas maravilhas no final da ceia. E festa boa é festa cheia de opções, como panettones, pudins, tortas, pavês... aqueles doces com o toque da mãe, da vó...
Neste caso, o amargor de algumas cervejas pode contrastar muito bem com o dulçor das sobremesas. Ótimas sugestões são as cervejas ligeiramente adocicadas e frutadas, ou uma Fruit Beer levemente ácida.
Na hora do famoso panettone a indicada é a Brooklyn Local 1. Seu aroma e sabor frutados, o método de refermentação utilizado, a mistura de maltes e lúpulos alemães e o açúcar das ilhas Maurício, dão o toque especial à cerveja.  Já quem prefere um delicioso mousse de chocolate, pode apostar na Mort Subite Kriek. O nome é este mesmo, não se assuste! O sabor de cereja da cerveja será uma experiência gastronômica única, quando misturado com o chocolate do mousse. 
Não deixe de conferir a receita de carne ao molho de cerveja para inovar a ceia no site da BeerManiacs www.beermaniacs.com.br.
A BeerManiacs, Loucos por Cerveja! distribui por todo território nacional as mais renomadas cervejas do Brasil e do mundo.
FONTE: Assessoria


Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem