Blog participa do Cozinha Brasil




O colunista de gastronomia Francis Érico Leoni com os profissionais do SESI: Paula leite de Oliveira (nutricionista) e Reginaldo Pereira de Lima (responsável pela execução das receitas durante as aulas)


Programa ensina a comer bem sem gastar muito
Ao combinar três ingredientes fundamentais para uma boa refeição – qualidade, economia e sabor – o programa Cozinha Brasil ensina à população a preparar os alimentos de forma inteligente e sem desperdício. A coluna Gastronomia & Arte do Jornal Petrópolis em Cena participou do curso que ocorreu em Petrópolis, por meio do Sistema Firjan, através do Conselho Nacional Sesi.
A iniciativa, em andamento desde 2004, foi criada pelo Sesi de São Paulo. Desde então, combinando alimentos e temperos a um novo modo de preparo, o Cozinha Brasil introduz na vida da comunidade cardápios com alto valor nutritivo e baixo custo, apresentando possibilidades de como aproveitar 100% dos alimentos.
Além da parte de aproveitamento integral, o programa ensina como combinar sabores que à primeira vista podem parecer estranho, como o “suco de inhame cru com limão e hortelã” ou “melão com salsa”.
Aproveitando todas as partes dos alimentos, inclusive o que normalmente é dispensado como caule, talos, cascas, folhas e sementes de alguns deles, e ainda passa o conceito de nutrição, mostram como é importante saber o que estamos ingerindo. Um bom exemplo é a parte das aulas onde os participantes aprendem a ler rótulos de produtos industrializados observando composição, tabela nutricional e data de validade, considerando a fabricação e a abertura das embalagens. Além de noções básicas de nutrição, falando sobre os nutrientes encontrados em cada alimento e mostrando como aproveitá-los da melhor maneira.
Os profissionais do SESI ensinam receitas saborosas e nutritivas, respeitando as diversidades regionais. São 30 unidades móveis em todo o país, equipadas com cozinha experimental e didática, onde instrutores e nutricionistas ministram cursos gratuitos. E depois de toda a teoria, os alunos trocam experiências e degustam as receitas preparadas durante o curso.
“Este é um programa que deu certo, a receptividade por onde quer que passemos é sempre positiva”. comenta Reginaldo Pereira de Lima, envolvido com o projeto á cerca de seis anos.

Modalidades de curso
Os cursos de educação alimentar para o público geral tem 10 horas de duração. A outra modalidade, com carga horária de 24 horas, é dirigida à formação de multiplicadores. Além de aplicar o aprendizado no dia-a-dia, eles passam adiante os conceitos de comer bem e gastar pouco.
O Cozinha Brasil trabalha em parceria com empresas, escolas, associações, prefeituras, instituições religiosas e órgãos não-governamentais. Para levar uma unidade até a sua comunidade, procure o Sesi da sua região.

Bolo de Beterraba
Ingredientes:

Massa:
1 xíc. (chá) de suco de laranja
4 xíc. (chá) de beterraba picada
3 ovos
2 xíc. (chá) de açúcar
¾ xíc. (chá) de óleo
3 xíc. (chá) de farinha de trigo
1 col. (chá) de fermento em pó

Cobertura:
1 col. (sopa) de margarina
3 col. (sopa) de achocolatado
3 col. (sopa) de açúcar
1 xíc. (chá) de leite

Modo de Preparo:
Junte o suco de laranja e as beterrabas e bata no liquidificador. Reserve. À parte, bata as gemas, o açúcar e o óleo. Acrescente aos poucos o suco batido. Adicione a farinha de trigo. Por último, coloque as claras em neve e o fermento. Asse em forno médio. Para a calda, derreta a margarina, junte o achocolatado, o açúcar e, por último o leite. Deixe ferver até encorpar. Coloque a cobertura sobre o bolo ainda quente.
Tempo de preparo: 50 min
Calorias (porção): 226,12 Kcal

Rendimento:
20 porções

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem