Apetite de Cinema: Chocolate – filme inspira mudanças


      No filme, Vianne Rocher e Josephine Muscat encantam os 
moradores do vilarejo com o chocolate. (Foto: divulgação)


Por Francis Érico Leoni

     Sabe quando nada parece estar bem e você encontra em um dos bolsos um pedaço de chocolate, ainda que pequeno, e no instante que você o colocar na boca o tempo parece parar, e naqueles segundos de sabor e prazer você não consegue mais pensar em nada que não seja saborear cada milésimo de segundo daquela delícia? Pois é, com o filme “Chocolate” – Chocolat –, no original não é diferente. Com atuações primorosas e uma história que muitas vezes nos lembra de que a vida não deve ser assim tão arrastada e sisuda. O longa nos leva a uma viagem de volta ao encontro da felicidade simples, existente nos sabores e aromas que nos cercam. Nesta edição falaremos sobre este filme que conquistou muitos fãs pelo mundo, a começar pelo nome. Afinal, quem não se rende ao sabor e aos encantos de um bom chocolate?
        A película conta a história de Vianne Rocher (Juliette Binoche), mãe solteira que se muda com sua filha Annouk (Victoire Thivisol) para um vilarejo (fictício) no sul da França chamado Lansquenet-sous-Tannes e tenta se adaptar, sem saber que um grande desafio a aguarda.
Ao abrir sua Chocolatarie Maya, ela vai observando o comportamento dos habitantes do local, fazendo uma espécie de análise da personalidade de cada um e diz ter o dom de adivinhar o tipo chocolate certo para cada pessoa. Aos poucos vai conquistando o paladar da população local, mas esta conquista não vem assim tão fácil.  Ao perceber o interesse da população pela nova loja, o prefeito, o religioso e moralista Conde de Reynaud – Interpretado por Alfred Molina –, declara guerra à Vianne e suas delícias de cacau, por reprovar suas convicções e comportamento. Atéia e de idéias liberais, ela seduz os moradores com maravilhosos bombons e outras delícias a base de chocolate. Mas durante o desenrolar da história, ela descobre o poder de uma grande amizade e seu chocolate muda de vez o cenário local e o olhar de cada um sobre a vida, dando uma lição de tolerância e amabilidade. (À esquerda, o chocolate quente aromatizado vem acompanhado de biscoito “Bem Casado” de doce de leite, montado especialmente no formato Lollipop. Novidade para o mês de junho no Duetto’s Café. (Foto: Francis Leoni)
     O filme é repleto de cenas de dar água na boca. Uma delas está logo no início, quando ela recebe a visita de sua senhoria, Madame Armande Voizin – Interpretada por Judi Dench e oferece um chocolate quente como ela nunca havia provado antes o que faz a mulher, até então amarga e mau-humorada, se soltar e rir como se voltasse aos tempos da juventude. Mas, sem dúvida, a cena mais emocionante é o almoço que Vianne oferece no aniversário de Armande, onde os vizinhos se fartam de um verdadeiro banquete que inclui frango com molho de chocolate e uma torta como ninguém havia provado antes.
    Uma mostra através da telona de que o sabor mais simples, se observado com atenção, pode mudar muita coisa em nosso dia. E, para finalizarmos essa edição, apresentamos opções para saborear um bom chocolate quente ou mesmo uma torta. (À direita, a torta de chocolate é campeã de pedidos na Padaria Sul América e pode ser encontrada com recheios e coberturas variadas. (Foto: divulgação). Aproveite as maravilhas que só o chocolate tem!

SERVIÇO
Duetto’s Café
Rua do Imperador, 856 – Lj 11, Galeria Gelli, Centro
(24) 2235-6762

Duetto’s Café Imperial
Rua da Imperatriz, 220, Museu Imperial, Centro
(24) 2243-2952

Padaria Sulamérica
Rua do Imperador 1033, Centro
(24) 2242-3156 / 2243-8767

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem