Dia de Chef: Bruno Mattos


Polenta Mineira
Receita rápida e ideal para dias frios

Bruno Mattos, gerente comercial da Rádio Tribuna FM, desde bem cedo tem uma relação de paixão pela gastronomia. Apaixonado por comida japonesa, conta que teve que aprender a cozinhar aos 17 anos, quando foi morar em Juiz de Fora (MG) para estudar. Aos 19 anos conheceu sua esposa que também gostava de cozinhar e juntos promoviam almoços dominicais em casa para os amigos apreciarem. Tais encontros foram batizados carinhosamente pelo casal de "tentativa de delicias". Em 2005 eles abriram uma lanchonete que também funcionava como restaurante em Cabo Frio, onde serviam uma deliciosa lasanha durante a semana e aos sábados uma feijoada que ficou conhecida até mesmos pelos turistas.
Em 2006, quando se mudou para Petrópolis com a família, teve a oportunidade de trabalhar durante um ano e dois meses em um Buffet muito famoso na cidade onde experimentou novos sabores.
– Tudo que comia de diferente, depois fazia em casa para minha esposa e filhos – relevou ao blog.
Hoje, mesmo atuando em outra profissão, além de preparar receitas em casa para família e amigos, ele e a esposa gostam de conhecer novos lugares e novos sabores. Sempre que viajam pesquisam a culinária local, o restaurante mais tradicional e quando voltam gostam de elaborar essas receitas, dando a elas seu toque pessoal.    
As fotos desses encontros e também dos pratos que ele prepara com a esposa foram postadas em sua página do Facebook e chamou a atenção dos editores deste blog. O convite para participar não demorou a acontecer e a resposta de Bruno veio sob a forma de deliciosas receitas que começaremos a publicar a partir desta edição.


POLENTA MINEIRA

Ingredientes do molho:
1 colher de sopa de manteiga ou margarina.
1 colher de azeite;
3 dentes de alho;
1 caixa de molho de tomate de sua preferencia;
1 copo de 200 ml de água.
1 tablete de caldo de carne.

Modo de preparo do molho:
Aqueça a manteiga e o azeite em uma panela, acrescente o alho e deixe dourar um pouco em seguida coloque o molho de tomate, coloque a água, o tablete de caldo de carne e deixe ferver ate encorpar. 

Ingredientes da carne moída:
1/2 kg de carne moída de primeira;
1 tomate;
1 cebola;
3 dentes de alho;
1 molho de cheiro verde;
Azeite;
2 tabletes de caldo de carne;

Modo de preparo da carne moída:
Aqueça o azeite em uma panela, junte a cebola, deixe dourar, coloque o alho, refogue bem, coloque a carne moída, e com um garfo vá apertando para deixar a carne bem solta. Acrescente os tabletes de carne, o tomate picado e o cheiro verde.

Agora com o molho e a carne moída pronta vamos à polenta.

Ingredientes da polenta mineira:
1 copo de 300 ml de fuba fino;
2 tabletes de caldo de carne;
3 copos de água;

Modo de preparo da polenta:
Coloque a água em uma panela, quando a ferver junte os tabletes de caldo, mexer até dissolver. Em uma vasilha a parte coloque o fuba fino em um copo de água fria e misture, agora junte a mistura na panela com a aguá temperada, mexa bem ate começar a engrossar, tampe e deixe ferver por cerca de 20 minutos em fogo baixo (a polenta deve ficar mole). 

Vamos servir. Atenção, tudo deve estar bem quente!

Montagem do prato (vamos fazer camadas):
Coloque 1/2 concha de polenta no fundo de uma tigela individual (de preferência uma como o da foto);
Coloque 1/2 concha de molho;
Coloque 3 colheres de sopa bem cheias de carne moída;
Coloque 3 fatias de mussarela;
Repita as camadas de polenta e molho, por cima polvilhe queijo ralado a gosto.
Bom apetite!

(*) Receita de Bruno Mattos para o blog

Petrópolis em Cena

Notícias de Petrópolis a um clique de você. Acompanhe, também, o cotidiano da cidade: cultura, lazer, educação, saúde e muito mais!

3 Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem